Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novo teste informa perfil genético do feto por meio do sangue da mãe
O genoma completo do feto pode ser identificado no sangue da mãe, segundo pesquisadores

Do Uol

Os cientistas descobriram um método para conhecer tudo sobre o perfil genético de um feto graças a uma simples amostra de sangue da mãe, segundo estudo publicado pela revista americana Science Translational Medicine.Até o presente, os métodos mais confiáveis para detectar anomalias genéticas potenciais nos fetos representam um risco para a criança por nascer porque obrigam os médicos a retirar tecidos do feto perfurando o útero.

Estas técnicas, entre as quais figura a amniocentese habitualmente muito realizada, representam um dilema para as grávidas, em particular as de idade avançada, a quem se aconselha este teste, já que elas apresentam mais riscos de ter um filho vítima da trissomia 21.Mas, segundo os pesquisadores de Hong Kong, autores do estudo, o genoma completo do feto pode ser identificado no sangue da mãe.Segundo eles, o DNA do feto constitui cerca de 10% do plasma sanguíneo da mãe, o resto pertence a esta última.

Mas dado que as moléculas do DNA estão fragmentadas no plasma, era difícil identificar quais pertenciam ao feto e quais pertenciam à mãe.O principal autor do estudo, Dennis Lo, e sua equipe descobriram em 1997 que o DNA do feto "flutuava" no sangue da mãe, e os laboratórios utilizaram desde então essa técnica para investigar anomalias genéticas.Mas deviam limitar sua pesquisa a uma doença ou característica genética particular de cada vez.Os últimos trabalhos dos pesquisadores permitiram isolar as características genéticas do feto, e depois compará-las com as da mãe e do pai.

Don King é flagrado com munição para armas de fogo em aeroporto
Promotor de lutas de boxe carregava balas de revólver 38 e pistola 357
Por GLOBOESPORTE.COM

O promotor de lutas de boxe Don King, de 79 anos, foi flagrado com munição para armas de fogo por agentes de segurança do Aeroporto Internacional de Cleveland, nos Estados Unidos, na noite deste domingo. Segundo a porta-voz do aeroporto, Jacqueline Mayo, King carregava balas de revólver calibre 38 e pistola 357. Mayo ainda informou que a munição ficou retida no aeroporto, mas o empresário - que fora a Cleveland para o enterro de sua esposa - acabou liberado para embarcar.

Figura polêmica do mundo das lutas, Don King já agenciou pugilistas como Mike Tyson, Evander Holyfield e Julio Cesar Chavez.

Ficar de mau humor por muito tempo é sinal de doença
Postura pessimista diante da vida deve ser tratada com psicoterapia e antidepressivos

Do R7

A fama de chato, mal humorado ou reclamão pode indicar mais do que um aspecto de comportamento, são sintomas de uma doença cada vez mais estudada por psiquiatras: a distimia.Mais conhecida como a doença do mau humor, a medicina a classifica como um transtorno com sintomas muito parecidos com os da depressão, só que mais prolongados.O distímico geralmente é aquela pessoa que vive mal humorada, reclamando da vida, sempre com uma postura muito pessimista e crítica sobre tudo. É comum ela ter picos de irritabilidade, tristeza, desânimo e uma falta de energia fora do normal, explica o psiquiatra Taki Cordás, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), autor de um livro sobre o assunto.O comportamento arredio do distímico tende a aumentar com o tempo, já que seu mau humor afasta as pessoas, tornando-o um ser isolado e cada vez mais negativo.

A distimia é uma depressão crônica e pode ser muito precoce. As pessoas confundem com personalidade depressiva, quando na verdade não é um transtorno de personalidade. Ela está atrelada a vida, não a situações de momento.Não se sabe ao certo o que a desencadeia a doença. Ela pode ter início na infância ou na adolescência, como boa parte dos quadros psiquiátricos, e se agravar na idade adulta. Mas não deve ser confundida com sensações de mau humor repentinas, que são baseadas em situações, reforça o especialista. A doença tende a acometer mais as mulheres, que também sofrem mais de depressão do que os homens, mas não há números que comprovem.

Parentesco com a depressão
Para se chegar a esse diagnóstico, a pessoa deve ser avaliada por um psiquiatra, pois assim como na depressão, não é possível detectá-lo por meio de exames.Em anos de estudos, os médicos descobriram um parentesco entre as duas doenças, desde genética similar, alterações de sono, tristeza e apatia, com a diferença de o distímico sofrer por mais tempo com os sintomas.O que diferencia as doenças de fato são a gravidade desses sintomas e o tempo em que eles persistem na vida do doente, explica o psiquiatra Raphael Boechat, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UnB (Universidade de Brasília).A depressão vem de forma mais rápida, brava, pode ter ápice suicida, enquanto a distimia tem sintomas mais leves e é uma doença menos incapacitante do que a depressão.

Tratamento
Diante das semelhanças entre distimia e depressão, a medicina concluiu que boa parte dos mau humorados crônicos podem se beneficiar do tratamento dado aos depressivos. Após a confirmação do diagnóstico, o distímico deve ser tratado com remédios antidepressivos aliados a sessões de psicoterapia por um longo período de tempo, informa Boechat. O remédio traz mudanças cerebrais que podem ser duradouras, ensinando o cérebro a funcionar corretamente. Já a psicoterapia dá suporte para o paciente perceber que por sempre estar de mau humor, age com as pessoas dessa maneira e elas retribuem de forma ruim. Isso é um círculo vicioso. A maior dificuldade nessa jornada pela cura, no entanto, é garantir a adesão ao tratamento. Como o paciente vive anos dessa maneira, dificilmente se acha doente e não procura um especialista. Seu perfil apático e cínico também não ajuda, já que tende a não acreditar nessa possibilidade, explica Cordás. Quem tem distimia não sabe identificar se está melhor, porque não tem muito registro do que é viver com prazer. Ele começa a lidar com as situações que nunca lhe pareceram importantes e pode demorar para começar a entendê-las.

Laser aplicado de maneira errada pode causar queimaduras
Do G1

Eliminar manchas, pintas, tatuagens ou se livrar de vez dos pelos. Você pode fazer tudo isso com o laser. Mas cuidado! Essa técnica moderna - e cada vez mais acessível - tem riscos.Em segundos, uma pinta literalmente evaporou. Cláudio Roncatti, da Sociedade Brasileira de Laser explica: “Eu estou simplesmente vaporizando, fritando a pintinha dela”. O laser – uma luz vermelha - livrou a paciente do Dr. Roncatti da pinta que tanto incomodava. Mas o resultado nem sempre sai como o esperado.

“No dia seguinte, eu acordei e minha cara já estava roxa, vermelha”, lembra o administrador Renato Feijó. A costureira Márcia Maria Roberto também conta: “Inchou tudo. O rosto deformou. Eu parecia um bicho”. Cada vez mais populares, os tratamentos com laser têm riscos, alertam os médicos. O laser é uma luz poderosa. Na estética, é usado para remover tatuagens, pelos, rugas, manchas e pintas. O calor é o princípio da ação do laser e, também, o seu maior perigo.

“Esse calor, às vezes, é excessivo para a pele e pode levar a complicações. A maior complicação do laser é a queimadura”, explica o médico Alexandre Felippo, do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia. “A maioria desses procedimentos são na face e nas pernas”, ressalta o médico Claúdio Roncatti. O Fantástico faz uma demonstração da ação do laser para se ter uma ideia dos riscos do mau suo do laser. Começamos com um palito de madeira. O mesmo laser que é usado em uma pele finíssima como a pálpebra pode causar estrago em uma madeira. Quando a luz atinge o osso de frango, sai fogo e ele fica totalmente cortado. “A potência da máquina é tamanha que eu acabo fazendo fogo no papel. Isso acontece pelo tempo usado com o laser em um só lugar, pela potência que é usada. É a união de todos esses fatores que pode causar isso”, explica Roncatti.

É uma equação complicada, que só gente muito bem treinada consegue resolver. Alexandre Felippo explica: “São máquinas supercomplexas, computadorizadas, são máquinas que requerem manutenção”. “Existe um procedimento de alugar esse laser e ele pode chegar ao seu lugar de trabalho desregulado, descalibrado”, alerta a dermatologista Denise Steiner. É preciso ter certeza que o profissional conhece bem o equipamento.

O administrador Renato Feijó lembra: “Não teve nenhum tipo de avaliação, nada, me levaram para uma sala. E eu pensando que era para passar algum creme, fazer minha barba. ‘Não, a gente já vai fazer a depilação’, explicou o funcionário. E eu falei: ‘Mas tão rápido assim? Não fui nem visto pelo médico’. A pessoa disse: ‘Não, quem vai te avaliar sou eu mesmo’”. “Eu queria me livrar da barba. Tinha preguiça de ficar fazendo a barba toda hora. Na primeira sessão, detonou meu rosto todo. Era como se eu tivesse tomado vários socos no rosto. Como se tivessem vários marimbondos mordendo meu rosto. Ficou muito inchado. E nunca caiu pelo nenhum”, relata o administrador. Renato está processando a clínica.

A depilação definitiva é a campeã de procura. Os preços variam muito.
“O consumidor tem que tomar cuidado. Ele não pode entrar simplesmente em uma clínica dessas e já ir fazendo porque o preço é barato” alerta o dermatologista Alexandro Felippo. Quando bem feito, o tratamento traz, sim, resultados. O laser é "atraído" pelos pigmentos escuros. Penetra na pele e atinge a raiz do pelo, que é destruída pelo calor. Os pelos não nascem mais. Um outro tipo de laser vaporiza a água e na pele é usado para suavizar rugas. Foi o que a costureira Márcia Maria Roberto utilizou: “Quando terminou o procedimento, que eu me olhei no espelho, eu tive um choque de ver meu rosto todo deformado. Era como se tivesse jogado uma pimenta no rosto”. Fotos mostram o rosto inchado. Ela teve de procurar outra médica para resolver o problema. Márcia lembra que a médica lhe disse: “’Não posso garantir para você que você vai ficar boa’. Quando ela me disse isso, eu fiquei desesperada”.

Renato mostra o rosto: “Essas bolinhas no rosto, eu não tinha. Tudo isso é herança do tratamento que eu fiz”. O conselho dos médicos? Use o laser, essa arma da medicina, com cuidado! “Seria bom se proliferasse, mas que não banalizasse. Que não pensassem que é uma simples luzinha”, diz Cláudio Roncatti. “Eu me achava uma pessoa bonita e queria ficar mais bonito. Sempre fui muito vaidoso, e eu perdi isso! E perder a vaidade não tem preço”, lamenta Renato

Um comentário: