Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ansiedade no final do ano: dilemas mais comuns

Do Uol
Para algumas pessoas, o período de festas que se aproxima com o final do ano pode ser algo que os deixa em uma situação complicada. Da mesma forma que pode trazer alegria e bons sentimentos, essa época pode, a reboque, trazer uma série de situações que contribuem para uma maior ansiedade e sensação de exaustão.

“Nesta época, a maioria das pessoas faz um balanço do ano que passou e começa a planejar, mentalmente, como será o próximo ano. Isso sem contar os preparativos para uma data de viagens, encontros sociais, compromissos familiares ou com os amigos e a maratona de compras de presentes, tudo nas últimas semanas de um mês no qual os compromissos profissionais ainda estão acontecendo”, diz Lilian Lerner psicóloga do Ambulatório de Ansiedade da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas – FMUSP.

“A somatória de situações que culminam no final do ano pode trazer algum desconforto para as pessoas de uma forma em geral, mas especialmente para os indivíduos naturalmente ansiosos”, explica Lilian, que também é presidente do comitê científico da Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade (Aporta).A rotina alterada radicalmente pode trazer desconforto, e a falta de um planejamento prévio transforma situações simples em desafios para o controle da ansiedade. “Ou então, acontece dessas pessoas planejarem em excesso, começando os preparativos muito tempo antes e vivenciando o estresse adiantado”, aponta Lilian.

Família e amigos
Entre as situações que podem contribuir para essa ansiedade, pode estar um balanço negativo do ano que se passou, a sensação de não ter alcançado metas profissionais, não ter um companheiro ou não ter cumprido alguma promessa importante feita a si mesma.

Questões relativas à família também são outra fonte de ansiedade. “Seja pelo fato de se estar longe dos entes queridos, por questões diversas, ou então pelo contrário, o de não querer estar perto de um núcleo familiar que é obrigado a se encontrar por convenções sociais. Famílias desagregadas, por exemplo, e que acabam se encontrando na época de festas, trazem à tona vários sentimentos que foram deixados de lado durante o ano”, exemplifica Lilian.As pessoas, então, têm de lidar com a frustração de não ter a família unida, ou de terem de passar as datas festivas com amigos. De um jeito ou de outro, o enfrentamento dos sentimentos é inevitável. Natal e Ano Novo não são exatamente datas facultativas. É difícil fugir desses períodos.

Como lidar melhor com as datas
Lilian diz que é preciso estar atento aos fatores de ansiedade e procurar contornar as situações que podem trazer algum estresse, respeitando a si mesmo em primeiro lugar. Outra coisa é planejamento, mas com parcimônia, sem perfeccionismos.

“É possível programar as compras de Natal algum tempo antes. Mas não deixar de pensar em outras coisas. Fazer uma lista com prioridades do que tem de ser feito, raciocinar realisticamente e admitir que algumas coisas podem não ser feitas ou certos planos podem dar errado”, pondera a especialista.

“As pessoas muito ansiosas têm dificuldades de se concentrar no tempo presente, estão sempre preocupadas com o futuro iminente. Acabam por não estar por inteiro em nenhuma situação. É preciso se conscientizar disso e relaxar, aproveitar o momento”, pontua.No caso das promessas de ano novo, a frustração também pode ser controlada. Primeiramente, não seja tão radical ou negativa no balanço do ano que se passou. Em segundo lugar, não estipule metas rígidas para o próximo ano. “É preciso ter metas factíveis. E não é necessário que todas elas fiquem concentradas no primeiro mês do ano. As pessoas podem estabelecer metas em curto, médio e longo prazo. Isso por si só dá uma dimensão temporal às promessas de ano novo”, sugere Lilian.

A especialista também dá outra dica: listar as promessas para o ano que se inicia e detalhá-las. “Ao detalhar, é possível ter em mente os recursos necessários para cumprir essas metas. É economicamente viável? Depende só da pessoa ou envolve outros? Tudo isso pode ser detalhado e alivia as tensões posteriores.”Para os muito ansiosos, algo que não pode faltar, mesmo nessas datas, é uma rotina. Exercícios físicos, padrão de sono e alguns minutos para fazer algo que dê prazer a si mesmo, como conversar com alguém ou ler um capítulo de um livro, precisam continuar presentes na agenda de final de ano.

Outra dica importantíssima que pode aliviar as tensões e trazer um maior bem-estar para indivíduos que lidam com a ansiedade é fazer uso da palavra, que abre as portas da felicidade pessoal, muitas vezes: o “não”.

“Saber dizer não, especialmente nessas datas, é a melhor dica. Os ansiosos tendem a acumular funções e atividades. O ‘não’ é um limite entre a felicidade e o excesso. É preciso assumir o que se pode fazer e deixar a perfeição de lado”, afirma Lilian.A perfeição no Natal e no Ano Novo, afinal, está nos sentimentos e nos pequenos prazeres e felicidades que essas datas podem proporcionar, minuto a minuto, e não em reproduzir um cenário de comercial de TV. Portanto, relaxe.

Retrospectiva: os 10 maiores crimes nacionais da década
Relembre, em ordem cronológica, os 10 maiores crimes que chocaram o Brasil na última década

1º 2001: Sílvio Santos é feito refém
Depois de sequestrar a filha de Silvio Santos Patrícia Abravanel, Fernando Dutra Pinto invadiu a casa do empresário e o manteve refém por sete horas, em um episódio que mobilizou até o então governador Geraldo Alckmin. No mesmo ano, o publicitário Washington Olivetto foi libertado após um sequestro que durou 53 dias.

2º 2002: Celso Daniel é morto
O prefeito reeleito de Santo André, Celso Daniel (PT), 50, foi morto e encontrado em uma estrada no município de Juquitiba (SP). Investigações apontaram razões diferentes para o crime. Para a polícia, uma quadrilha o teria levado por engano. Para o Ministério Público, ele foi eliminado por ter ameaçado delatar um esquema de corrupção.

3º 2002: Tim Lopes é assassinado
O jornalista Tim Lopes, 51, da TV Globo, é assassinado durante reportagem sobre bailes funk na favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Tim Lopes foi torturado, baleado e assassinado pessoalmente por Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, chefe do tráfico na favela.

4º 2002: Suzane von Richthofen mata os pais
Manfred e Marísia von Richthofen são assassinados na casa onde moravam no Brooklin, em São Paulo. O crime foi planejado pela própria filha do casal, Suzane, então com 19 anos, e pelo namorado dela, Daniel Cravinhos de Paula e Silva, 21, e seu irmão, Cristian. Os três foram condenados a quase 30 anos de prisão.

5º 2003: Liana e Felipe são assassinados
Os estudantes Liana Friedenbach, 16, e Felipe Silva Caffé, 19, foram mortos na região de Embu-Guaçu (SP), onde estavam acampando. Cinco pessoas foram presas pelo crime: um adolescente de 16 anos, Paulo César da Silva Marques, Antonio Matias de Barros, Antônio Silva e Aguinaldo Pires.

6º 2004: Gil Rugai acusado de matar pai e madrasta
O casal Luiz Carlos Rugai, 40, e Alessandra de Fátima Troitiño, 33, é assassinado na casa onde morava em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. O filho de Luiz Carlos, o seminarista Gil Rugai, 20, é acusado pelo crime. Ele ainda não foi a julgamento.

7º 2008: Menina Isabella morre
Isabella Nardoni, 5, morre ao ser atirada pela janela do apartamento de um edifício em São Paulo. Alexandre Nardoni, e a madrasta da menina, Anna Carolina Jatobá, foram acusados pelo crime e, em 2010, foram condenados por homicídio qualificado. Alexandre foi condenado a mais 31 anos, e Anna Carolina, a mais de 26 anos.

8º 2008: Eloá é feita refém e morre
No mais longo caso de cárcere privado do país, Lindemberg Fernandes Alves, 22, manteve refém a ex-namorada Eloá Pimentel, 15, no apartamento da garota, em Santo André (SP), por mais de cem horas. Lindemberg matou Eloá com um tiro na cabeça e um na virilha.

9º 2010: Eliza desaparecida
O goleiro Bruno, do Flamengo, é acusado pelo sequestro e homicídio da amante Eliza Samudio, que desapareceu deixando um vídeo, no qual dizia ter tido um filho do atleta. Ele foi preso pelo crime e é réu em processo penal que corre em Minas Gerais, junto com oito acusados. Bruno nega as acusações.

10º 2010: Onda de violência no Rio de Janeiro
Em novembro, uma série de arrastões e incêndios de carros toma conta do Rio de Janeiro. O governo do Rio decide fazer uma megaoperação contra os traficantes, incluindo blindados da Marinha. A operação expulsou cerca de 200 traficantes da Vila Cruzeiro e ocupou o Complexo do Alemão com a ajuda do Exército.


Rio vai aumentar salário se PM matar menos em confronto
DE SÃO PAULO

A Secretaria de Segurança do Rio vai instituir, a partir do ano que vem, premiação para a redução de mortes provocadas pela polícia, informa a reportagem de Italo Nogueira publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). A medida será semelhante à premiação por alcance de metas já adotada há um ano e meio. O governo já distribuiu cerca de R$ 17 milhões em um ano a policiais pela redução de homicídios, roubos de veículos e na rua. Entre janeiro e outubro deste ano, 697 pessoas foram mortas pela polícia em supostos confrontos, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) --em São Paulo, foram 388 mortes entre janeiro e setembro.

Apesar da alta cifra no Rio, há queda de 22% comparado ao mesmo período de 2009. A secretaria não divulgou a meta a ser instituída. A nova premiação chega 12 anos após o fim da "gratificação faroeste", adicional ao salário de policiais por "atos de bravura". A medida, que vigorou entre os anos de 1995 e 1998, no governo Marcello Alencar, premiava na prática a morte de suspeitos, segundo especialistas.
Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira.

Crocodilos ameaçam população afetada por enchentes na Austrália
Crocodilos foram avistados no povoado de Ingham.
Em 1999, criança sumiu e pode ter sido devorada por um crocodilo.
Da EFE

As inundações que afetam o leste da Austrália após a passagem do ciclone "Tasha" contribuem para o aparecimento de crocodilos para áreas urbanas situadas perto do litoral, informa nesta segunda-feira (27) a emissora de rádio "ABC".Vários crocodilos foram avistados nas últimas horas no povoado de Ingham, 2.000 km ao norte de Sydney, no estado de Queensland. A cidade foi uma das mais prejudicadas pelas enchentes e está isolada desde o Natal.

Aviação israelense estimula libido de crocodilos em parque, diz jornal Jacaré é flagrado debaixo de carro em Nova York Jacarés de 3 metros ficam presos em bueiro e são resgatados nos EUA Dono salva cachorro mordido por jacaré nos Estados Unidos O prefeito de Ingham, Andrew Lancini, espera que não se repita a tragédia de 1999, quando em uma tempestade similar uma criança de 5 anos desapareceu e provavelmente foi devorada por um crocodilo.

Após anos de seca, as intensas chuvas de dezembro arrasaram o sudeste da Austrália. Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas e dezenas permaneceram semanas incomunicáveis.Os serviços de resgate percorrem a região em barcos para recolher os ocupantes de automóveis que ficaram presos no lodo e proteger com sacos de areia casas e negócios.

São as piores inundações desde 1974, quando uma série de tempestades fez transbordar os rios e dezenas de moradores morreram na região de Queanbeyan.Os especialistas acreditam que estas tempestades são causadas pelo fenômeno "La Niña", que esfria as correntes marinhas do Oceano Pacífico e aumenta a intensidade das chuvas.


Bebê é encontrado em saco plástico em Belém
Choro ajudou a achar recém-nascido no quintal de uma casa.
Criança pode ter sido jogada por cima de muro de quase dois metros de altura.

Do G1, com informações da Globo News

Um recém-nascido foi encontrado no quintal de uma casa na periferia de Belém (PA), no dia de Natal (25). A criança estava num saco plástico e pode ter sido jogada por cima de um muro de quase dois metros de altura.

O choro da criança chamou a atenção de um homem, que chamou o serviço de emergência. O bebê ainda tinha o cordão umbilical e apresentava ferimentos no rosto e numa das pernas.A criança foi internada na Santa Casa do Pará e passa bem.A mãe da criança, que tem 20 anos, vai passar exames clínicos e psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário