Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia 23 de setembro, início da primavera, dia nacional do sorvete

Fumar durante a gravidez prejudica a coordenação motora do bebêMeninos correm mais risco porque a nicotina interage com o hormônio masculino
Do R7


Mulheres que fumam durante a gravidez correm o risco de prejudicar a coordenação motora e a condição física de seus bebês, segundo um novo estudo da Universidade de Örebro, na Suécia. Outra descoberta é que o fumo afeta em maior grau as habilidades dos meninos.

O pesquisador e médico-consultor Matz Larsson, que trabalha no hospital universitário da instituição, explica porque os garotos correm mais chances de serem afetados.

- Existe uma ligação entre a nicotina e a testosterona. A substância presente no cigarro pode influenciar o desenvolvimento cerebral e interagir com a testosterona especialmente durante a fase fetal, expondo os meninos a riscos maiores.

A conclusão partiu de um estudo feito com 13.000 crianças que participam do Estudo Nacional de Desenvolvimento Infantil, no Reino Unido. Todas as pessoas nasceram em março de 1958 e são acompanhadas por especialistas em saúde durante toda a vida.

Com 11 anos de idade, as crianças passaram na escola por um teste de controle físico e coordenação que envolvia atividades com a mão direita e a esquerda.

As crianças com mães que fumaram pelo menos nove cigarros por dia durante a gravidez enfrentaram dificuldade maior para completar a tarefa quando usavam a mão não dominante, ou seja, a que é menos usada. Na maioria dos casos, a mão esquerda.

- Pode haver várias razões para esse resultado. Uma delas é a interação da nicotina com a acetilcolina, que é um importante neurotransmissor mensageiro durante o desenvolvimento do cérebro na fase fetal. Mas pode ser que o tabagismo provoque um tipo de desnutrição do feto.

Larsson disse que a conclusão ajuda a entender porque a função neurológica na infância está associada com problemas que podem aparecer na vida adulta, como diabetes do tipo 2 e obesidade, e que também estão associados ao tabagismo durante a gravidez.

Agentes secretos britânicos usaram esperma como tinta invisível, diz livro
Diretor do MI6 teria pesquisado substância durante a Primeira Guerra.
Revelação está em publicação sobre a história da agência britânica.
Do G1, em São Paulo

O MI6, serviço secreto de inteligência do governo britânico, teria testado durante a Primeira Guerra Mundial o uso de esperma humano como tinta invisível para enviar mensagens sensíveis durante o conflito. De acordo com o historiador inglês Keith Jeffery, um relato publicado no diário de um funcionário da agência - órgão que ganhou fama por conta do personagem fictício James Bond, o agente 007 - confirma a tentativa do uso do líquido.
Em junho de 1915, Walter Kirke, representante da inteligência militar britânica na França, escreveu que o primeiro chefe do MI6, Mansfield Cumming, estaria fazendo pesquisas sobre tinta invisível na Universidade de Londres.
Em outubro, ele anotou que havia ouvido de "C", como era conhecido o comandante do MI6, que "a melhor tinta invisível é o esperma". Segundo o relato de Kirke, o esperma não reagia aos principais métodos de detecção de tinta invisível utilizados à época. Havia ainda a vantagem de ser um material disponível facilmente para os agentes secretos.
Outro funcionário do MI6 conta que o pesquisador responsável pela descoberta acabou se desligando do departamento por conta das piadas feitas por seus colegas. Há ainda o registro de um agente que descobriu ser necessário sempre produzir tinta "fresca" para evitar problemas com o material.
O historiador Keith Jeffery teve acesso aos arquivos do serviço secreto para escrever o livro "MI6: The History of the Secret Intelligence Service 1909-1949", que conta a história dos primeiros anos da agência.
Fonte: G1

Ter uma religião ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a imunidade
Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde


A tradição diz que a fé move montanhas. E, além disso, ajuda a reduzir a ansiedade, segundo estudo publicado recentemente pela revista Psychological Science, dirigido por Michael Inzlicht, psicólogo da Universidade de Toronto, no Canadá.
O especialista aplicou um teste denominado Stroop, que utiliza eletrodos para controlar a cognição e avaliar respostas cerebrais a determinados estímulos num grupo de voluntários. E os resultados mostraram que quanto maior o nível de religiosidade, menor a atividade do córtex cingular anterior, vinculado ao controle inconsciente do perigo e dos problemas. O achado foi batizado de Marcador Neural de Convicções Religiosas.
O médico Mario Peres, pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, afirma que existem muitos estudos epidemiológicos que evidenciam os benefícios da fé, da espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais, menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação, e ainda melhor função imunológica.
“Como os dados recentes para o Brasil indicam que 92,6% da população possui uma religião, falar sobre o sentido do sofrimento, no contexto de um tratamento médico, é um novo paradigma que, se não colabora para a cura do paciente, lhe garante melhora da qualidade de vida”, diz o especialista.
“A medicina integrativa é uma abordagem medica que visa a cura, abordando a pessoa em seu todo, corpo, mente e espírito, enfatizando as relações terapêuticas entre médico e paciente”, explica o médico Paulo de Tarso Lima, coordenador do Setor de medicina Integrativa e Complementar do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Na prática, há um compromisso de comunicação entre o grupo de terapeutas envolvidos no tratamento, sem perder de vista a ideia de que a saúde do paciente não depende só desses profissionais”. “A meta comum deve ser estimular o autocuidado como valor para a vida, pois curar-se é também a capacidade de transcender a experiência do sofrimento”, conclui.

MANUAL FITNESS


Com certeza, você já sabe o que deve fazer para emagrecer de forma saudável. Na verdade a grande maioria das pessoas sabe, mas o difícil é por em prática. E, para quem não tem motivação, as desculpas são muitas como falta de tempo, preguiça, entre outras.O fato é que se você deseja emagrecer saudavelmente, é essencial fazer uma dieta balanceada e exercícios físicos regularmente.

Se você fizer apenas a dieta e não os exercícios, até poderá perder peso, mas perderá também a massa muscular, o que é péssimo. O ideal é ganhar massa muscular, pois quanto maior o volume muscular, mais calorias se queima e menor é a % de gordura corporal.

Além disso, só com a dieta, principalmente, se esta for muito radical, você poderá baixar a sua taxa de metabolismo em 30% deixando-o mais lento, queimando assim menos calorias e dificultando o processo de diminuição e manutenção do peso.

Para quem deseja emagrecer e pretende começar a fazer exercícios, algumas dicas são muito importantes.

Primeiro passo:

É essencial fazer uma avaliação física incluindo um teste ergométrico. Este teste pode ser feito por um médico cardiologista. Essa avaliação física é indispensável para que você treine com segurança e eficiência. O seu teste será analisado e somente após o resultado você poderá iniciar as atividades, com um programa personalizado, adaptado ao seu problema.

Ter um acompanhamento profissional é muito importante, pois permite que você treine com eficiência e segurança. Pensando nisto, fazer aulas com um Personal Trainer pode ser uma excelente opção, pelo menos no início até você conhecer bem o seu corpo e os exercícios. Outra boa opção é entrar numa academia.

Segundo passo:

Escolha as atividades que lhe dêem prazer e de acordo com a sua disponibilidade de tempo e nível de condicionamento físico. Não adianta montar um esquema de exercícios impraticável ou inadequado. Comece devagar e vá progredindo aos poucos.

Caminhadas 4 x por semana, por pouco tempo como 20 minutos

Se você deseja fazer exercícios, sozinha, inicie com atividades fáceis como caminhadas 4 x por semana, por pouco tempo como 20 minutos, em intensidade leve como 4.0 km/h. É lógico que se você achar muito devagar, poderá aumentar um pouco a velocidade. Esta deverá ser aumentada gradativamente a cada mês. Faça 3 meses de alongamentos e caminhadas e depois você poderá incluir outros exercícios como abdominais.

Iniciantes devem começar com exercícios aeróbios (caminhadas na esteira, bicicleta ergométrica ou cross trainer), de 3x a 4x por semana, de 10 a 30 minutos. Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe, body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de 2 a 6 semanas.

Musculação 3x por semana com treino para iniciante.

Existem vários programas de musculação. O instrutor deverá estudar qual será o programa mais adequado ao aluno. É muito difícil, quase raro, uma pessoa não poder fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como problemas de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação e ao professor ou instrutor da academia, para que estes possam montar um treino que se ajuste a você.

Alongamento antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento 2x por semana.

Terceiro passo:

A medida que você melhora, o professor irá aumentar a intensidade dos exercícios. Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e então você poderá experimentar as aulas que a academia oferece. Seguindo estas dicas você terá ótimos resultados. Eles até podem ser demorados, mas com certeza virão.

Dicas:
•Use roupas leves e adequadas à atividade física que você irá praticar e tênis com sistema de amortecedor;

•Refaça a avaliação física a cada 6 meses para verificar o que você melhorou e o que precisa melhorar;

•Faça os exercícios regularmente de 5x a 6x por semana de 30 minutos à 1 hora e 30 minutos;

•Mude o programa a cada 2 ou 3 meses para dar novos estímulos ao corpo e não estacionar;

•Faça uma dieta balanceada.
Fonte:Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário