Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

13 DE SETEMBRO, DIA DO AGRÔNOMO





CONHEÇA 8 INDÍCIOS DE QUE PRECISA ENTRAR EM FORMA
Fonte: Portal Terra
Para as pessoas que não tem o hábito de praticar exercícios físicos manter a forma e estar de bem com a balança nem sempre são tarefas fáceis. Na maioria das vezes a preguiça é o principal motivo para fugir da academia e nem sempre uma ocasião especial, que requer um traje sofisticado, é uma motivação suficiente.
Segundo a nutricionista Luana Stoduto, as pessoas tendem a se acostumar com a imagem que veem no espelho e consequentemente se acomodam. "Se aceitar com todos os seus defeitos e qualidades deixa de ser algo positivo quando a pessoa não pensa mais em sua qualidade de vida, ela aceita sua aparência e não tem mais força de vontade para mudá-la porque começa a se admirar e se sentir bonita assim".
Para saber se é hora de vencer a preguiça e se preocupar com a saúde, confira se você se enquadra em alguns desses dez indícios, listados pelo site Savvymiss, de que está na hora de entrar em forma.
1)A última vez que você praticou algum exercício físico foi para a disciplina de Educação Física no colégio;
2) Ultimamente você não tem vontade de tirar fotos e quando precisa posar para alguma máquina aceita sair apenas mostrando o rosto;
3)Quando você encontra com alguém que não vê há muito tempo escuta a seguinte pergunta: O que aconteceu?
4)Você nem se lembra mais quando foi que você comprou o último par de tênis;
5)Quando alguém fala sobre a prática de exercícios você alega perder calorias com a mastigação ou as expressões faciais;
6) Quando você tem que subir alguns lances de escada sempre fica exausta e precisa de muito tempo para se recuperar;
7)Quando movimentar os móveis para realizar uma faxina na casa passa a ser um obstáculo;
8)Quando você sai com as amigas e é sempre a primeira a querer ir embora alegando cansaço.




DESEJO SEXUAL EM EXCESSO PODE SER DOENÇA
Pervertidos, ninfomaníacos, depravados. Rótulos como esses são comumente usados para definir pessoas que apresentam algum tipo de patologia do sexo. Mais conhecida como compulsão sexual, esse transtorno atinge homens e mulheres, sem distinção de idade.

Caracterizada pela necessidade de fantasiar a todo momento sobre sexo, a compulsão sexual, ou desejo sexual hiperativo, acaba resultando em uma inquietude da pessoa. "Isso a impede de fazer outras coisas importantes da vida. Tarefas cotidianas como trabalho, estudo e vida familiar acabam ficando comprometidas, pois ela deixa de realizá-las para fantasiar ou mesmo para vivenciar esses desejos", conta Maria Cláudia Lordello, psicóloga e sexóloga do Projeto Ambsex.

"O comportamento sexual compulsivo é uma forma patológica que atrapalha os relacionamentos interpessoais, sociais e a pessoa individualmente", explica o psicoterapeuta do Instituto Paulista de Sexualidade Oswaldo M. Rodrigues Jr. Esse comportamento sexual compulsivo é aprendido ao longo da vida, associando a atividade sexual como caminho para diminuir ansiedades e preocupações. "Frente a uma condição que produz ansiedade, o uso da atividade sexual alivia tensões", completa o psicoterapeuta.

Segundo o psicoterapeuta Aderbal Vieira Júnior, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes, da Unifesp, essa dependência sexual pode significar uma perda de liberdade para a pessoa. "O dependente sente que não está no controle. A atividade sexual pode não ser no momento em que ele gostaria ou até mesmo com uma parceira que ele não queria", comenta.

A quantidade de atos ou fantasias sexuais não é, então, fator determinante para se delimitar a normalidade da expressão sexual. "O que pode ser considerado normal é aquele que está muito mais ligado à vivência da sexualidade de forma plena e prazerosa, sem experimentar conflitos e angústias emocionais", complementa Maria Cláudia.

Casos famosos de Compulsão Sexual
As dificuldades para uma pessoa com dependência de sexo podem se tornar inviáveis para uma vida tranqüila em família. É o caso de personalidades famosas, como o ator norte-americano Michael Douglas que tornou pública sua compulsão sexual. Antes do casamento, o ator teria assinado com a mulher Catherine Zeta-Jones um contrato no qual ficava estabelecido um número limite de relações sexuais para o casal.

Outro caso conhecido é o do cantor brasileiro Latino. Após seu último casamento, ele assumiu, em entrevista, ter procurado ajuda profissional para tratar sua compulsão sexual.

Tratamentos
Reconhecer a necessidade de ajuda para aprender a controlar a ansiedade, em vez de extravasá-la na cama é o primeiro passo que um dependente sexual deve tomar em busca de tratamento. "A terapia é fundamental para uma pesquisa mais profunda da vida do paciente em busca das raízes do problema", explica Maria Cláudia. A psicóloga lembra ainda que grupos de ajuda nos moldes das associações que ajudam dependentes de drogas e alcoólatras podem significar outra saída para os dependentes. "Na troca de experiências, essas pessoas aprendem mais sobre a dependência e como lidar com ela".

No entanto, existem ainda alguns medicamentos que podem auxiliar no tratamento psicoterápico. "Os medicamentos que são propostos inibem o desejo sexual, mas eles são interrompidos assim que o sujeito percebe que a fonte de prazer cessou", comenta Oswaldo Rodrigues. Ainda de acordo com o profissional, a psicoterapia deve ser feita, em média, com sessões duas vezes por semana, em um período que pode durar alguns anos. "O resultado será definitivo se o tratamento seguir até o final, sem interrupção", finaliza.

Fonte; Terra




O que é DIASTEMA?
Fonte: Terra
O “diastema” é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior. Muitas crianças têm diastema como resultado da queda dos dentes de leite, mas, na maior parte dos casos, os espaços se fecham quando os dentes permanentes nascem.
O diastema pode ser causado pela diferença de tamanho dos dentes, pela falta de dente ou anormalidade do freio labial, que é o tecido que se estende do lábio à gengiva até o ponto em que se localizam os dois dentes frontais superiores. As causas secundárias do diastema envolvem problemas de alinhamento bucal, como o grau de overjet ou protrusão dentária (¹).
Quais as opções de tratamento?
O tratamento pode ser discutido depois que seu dentista determinar a razão do diastema. As opções podem ser:
Quais as opções de tratamento para alinhar os dentes ou corrigir más oclusões?
O tratamento ortodôntico tem três estágios. O primeiro é aquele no qual os aparelhos são usados para ganhar espaço na boca. Por exemplo, os expansores palatais são usados para aumentar a largura do palato, e, as barras linguais, para expandir a arcada inferior. O estágio seguinte é o da correção ativa, no qual os aparelhos são colocados nos dentes. Neste estágio, os dentes são ajustados e alinhados e as más oclusões são corrigidas no decorrer de um período que depende do grau de irregularidade dos dentes e da severidade dos problemas das arcadas. O terceiro estágio é o da retenção, no qual, depois que o aparelho é removido, os dentes são monitorados por meio do uso de um retentor (fixo ou removível) e das visitas ortodônticas semestrais.
• Manter o diastema.
• Iniciar um tratamento ortodôntico que movimente os dentes e feche o diastema.
• Usar próteses de porcelana (porcelana cimentada no lado externo dos dentes).
• Fazer um trabalho de prótese fixa ou substituição dos dentes por implantes (adultos somente).
Se seu freio labial for de tamanho anormal, você pode consultar um periodontista e considerar a possibilidade de passar por um procedimento cirúrgico chamado frenectomia. Trata-se de um procedimento que envolve o corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade. Na criança, a frenectomia pode fazer com que o espaço se feche por si mesmo. Nos adolescentes e adultos, a eliminação do espaço pode exigir o uso de aparelho. A consulta com seu dentista é essencial para determinar a melhor opção de tratamento no seu caso.

Referências:
1. Frazier-Bowers, S., Maxbauer, E. Orthodontics. Dental Hygiene Concepts, Cases, and Competencies. Mosby, 2008, 699-706

Doença de pele, Vitiligo, tem tratamento.

As manchas brancas pelo corpo costumam abalar as pessoas que recebem o diagnóstico de vitiligo. Mas nem sempre elas evoluem de forma severa e nas áreas mais expostas. O fato é que existe tratamento para tentar estacioná-las ou fazer com que regridam e até desapareçam. Luiza Brunet, 48 anos, trabalhou durante anos como modelo mesmo com as marcas da doença autoimune, que mantém sob controle, como informou à revista Claudia. A tradutora Elisângela Gourd, 34, apresentou redução do incômodo desde que começou a tratá-lo, em 2008.
A doença teria atingido também Michael Jackson, o que explicaria a causa do clareamento de pele que sofreu durante sua vida. Recentemente, o ator John Hamm, da premiada série Mad Men, revelou que tem o problema nas mãos. Segundo a dermatologista Daniela Presente Taniguchi de Barros, professora de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, o vitiligo não tem cura e nem dá para prever sua evolução. A dermatose pode piorar de uma hora para a outra, assim como melhorar. Depende de cada caso. Portanto, nada melhor que seguir à risca as opções indicadas pelo médico, abrindo espaço para uma possível resposta positiva.
Entre as formas de combater a patologia estão medicamentos que controlam a imunidade e que estimulam a pigmentação, e antioxidantes. "Em casos estáveis, podemos associar técnicas cirúrgicas. Nos extensos, é possível despigmentar áreas sãs em vez de tentar pigmentar a mancha de vitiligo", afirmou a dermatologista. Como alguns remédios são mais eficazes quando associados à radiação ultravioleta, o médico pode até indicar sessões em câmaras que a emitem e banhos de sol. O tempo de tratamento é indefinido.
Terapia psicológica é sempre bem-vinda, já que estresse e abalos emocionais podem desencadear a enfermidade em pessoas geneticamente predispostas e aumentar as lesões, que tendem a trazer como consequências baixa autoestima e depressão. Luiza, que tem vitiligo desde os 2 anos e autoestima nas alturas, contou que seu quadro piorou no parto do segundo filho, Antônio. A criança ficou sem respirar e foi entubada. No dia seguinte do desespero, as lesões surgiram nas mãos e nos cotovelos.
Detalhes
O vitiligo é uma doença autoimune, em que o organismo produz anticorpos contra células, tecidos ou órgãos próprios. Outros exemplos de doenças autoimunes são diabetes tipo I, lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla. No caso do vitiligo, há destruição de células da melanina (responsável pela pigmentação da pele) de certas áreas. Não se sabe o que o causa, muito menos como preveni-lo. Atinge de 1% a 2% da população mundial, sem predileção por sexo, idade ou raça.
Existem vários tipos do incômodo dermatológico. O vulgar é mais comum e costuma ser simétrico (dos dois lados do corpo), acompanhando principalmente as articulações. O segmentar (mais raro) acomete normalmente apenas um lado do corpo (unilateral). O único sintoma são as manchas. Suspeite de uma marca clara (ou várias) que apareça e fique gradativamente mais branca e maior.
Elisângela notou algumas pequenas manchas no dorso das mãos. Foi no fim de 2007 que se espalharam pela virilha, axila, pés, peito, costas. Por meio de uma biópsia, o médico teve a confirmação de sua suspeita. No começo, ficou chateada com a situação. ¿Hoje convivo melhor. Quero que acabe logo, é claro, mas não foi traumatizante. Sou clara e as marcas não ficam tão visíveis. Algumas pessoas chegaram a achar que eu tinha tomado sol e estava descascando.¿ Apesar da necessidade de cumprir o tratamento, como tomar remédios que estimulem a melanina, passar pomada e fazer sessões em câmara de radiação ultravioleta, a tradutora deixou claro que leva uma vida normal.
Disfarce
Uma dica para quem quer disfarçar as marcas indesejáveis é apostar em cosméticos corretivos de alta cobertura. Não fazem mal algum à pele. Luiza Brunet passava maquiagem no início da carreira de modelo, porque não existia o famoso Photoshop, que inclusive não foi usado na edição da revista em que ela é a capa. Vale lembrar que, assim como para qualquer pessoa, quem apresenta vitiligo deve ter o protetor solar como aliado. É que a ausência de melanina facilita queimaduras solares e pode possibilitar a formação de câncer de pele, uma vez que não há proteção.

Especial para Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário