Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia 19 de outubro, dia da juventude missionaria

Composto na melancia pode ajudar no combate à hipertensão, sugere estudo

Comer melancia pode ser uma forma mais gostosa de combater a hipertensão. De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, nos EUA, a fruta contém um aminoácido chamado L-citrulina/L-arginina, que melhora a função arterial, ajudando a reduzir a pressão sanguínea. “A melancia é a fonte comestível mais rica em L-citrulina, que está intimamente relacionada à L-arginina, o aminoácido necessário para a formação de óxido nítrico, essencial para a regulação do tônus vascular e de uma pressão sanguínea saudável”, escreveram os pesquisadores, em artigo no American Journal of Hypertension.

O pesquisador Arturo Figueroa, que coordenou o estudo, explica que a L-citrulina é convertida em L-arginina no corpo, trazendo benefícios para a saúde vascular desses pacientes. No entanto, o simples consumo desse segundo composto através de comprimidos não seria uma opção viável, porque ele pode causar náuseas, desconforto gastrointestinal e diarreia.

Em pesquisa com nove pessoas hipertensivas com idades entre 51 e 57 anos, os pesquisadores confirmaram que o consumo de “doses terapêuticas” diárias de melancia por seis semanas poderia ser útil no combate à hipertensão, melhorando a função arterial e reduzindo significativamente a pressão. Entretanto, os autores destacam que estudos maiores são necessários para confirmação dos benefícios da fruta e de suplementos com os aminoácidos.
Fonte: Uol

Enxergamos melhor objetos valiosos
Algumas áreas cerebrais são ativadas diante de um diamante ou uma joia cara

Quando vemos um objeto valioso costumamos dizer que nossos olhos brilham. Para o psicólogo John Serences essa expressão não é apenas uma metáfora. Na conclusão de um estudo publicado na revista Neuron, o pesquisador sugere que a expressão tem uma sólida base científica: se um objeto tem valor, o enxergamos melhor. Para entender se as recompensas econômicas recebidas influenciam na elaboração das informações visuais no cérebro, Serences analisou a atividade neuronal de um grupo de voluntários. Eles deveriam escolher entre objetos de cores diferentes, para os quais foi atribuído um valor. Os resultados mostram que as áreas cerebrais responsáveis pela orientação espacial ou cor se ativam de maneira intensa diante de um objeto associado a uma recompensa. Isto sugere que algo de valor se apresenta com maior nitidez, como se fosse iluminado. As recompensas também parecem organizar a atividade cerebral de forma a tornar o processo de elaboração visual mais favorável em relação aos estímulos
com valores altos, o que pode influenciar na tomada de decisão. Outras pesquisas podem ajudar a compreender os mecanismos da dependência: para algumas pessoas, ver um bem ou uma comida saborosa, por exemplo, já é suficiente para desencadear o desejo de tê-los.
Fonte: Uol

Ganhar peso após o treino longo é um bom sinal!
Com grande freqüência encontramos corredores que se questionam: por que ganho peso no final de semana após o treino longo? Essa pergunta cercada de pré-ocupações com o peso – típico dos corredores- pode representar um dado importante na recuperação do corredor. Explicando melhor.
Quando corremos longas distancias (este conceito é proporcional à capacidade de cada um) utilizamos como principal fonte energética o carboidrato estocado em nossos músculos e fígado. Em média temos por volta de um quilograma de glicogênio no nosso corpo. Após um treino longo essas reservas se aproximam das menores concentrações podendo chegar a 10% do total estocado pré treino.
Como forma de defesa nosso organismo ativa mecanismos estimulando vias metabólicas que incorporam carboidrato da alimentação em glicogênio muscular e hepático. O resultado dessa conta é que nossos estoques podem dobrar com relação ao estado pré-longo. Associado a este mecanismo temos que a grande maioria dos corredores, sabiamente, após o treino longo, consome farta quantidade de massas, batatas, arroz e similares.
Para termos uma idéia das reservas de glicogênio que comentamos no início deste texto, após o treino e alimentação rica em carboidrato, ela se aproxima de 2 quilogramas (100% de aumento em relação ao início). O fato é: para cada grama de glicogênio que estocamos temos também 2,7 gramas de água nos músculos e fígado. Assim, se considerarmos a elevação do conteúdo de glicogênio podemos elevar em quase quatro quilos nosso peso final. Por esta razão também se torna tão importante o consumo de água, a reposição hídrica após os treinos longos. Caso essa reposição não seja feita de forma adequada é possível que ocorram cãibras. Isto porque a água será direcionada para estoque de glicogênio provocando um desbalanço hidroeletrolítico.
Voltando a questão de início deste texto, por que esta elevação do peso pode ser um bom sinal para o corredor: ela representa que este recuperou suas reservas de energia e que poderá retornar aos treinos a partir desse ponto. É claro que os técnicos devem estar atentos também a outras variáveis fisiológicas, ortopédicas etc. Bom treino!
Fonte: Boa Forma

Bebês também precisam de podólogo
Por: Redação Sempre Materna


O choro frequente do bebê, muitas vezes, pode não estar associado a cólicas ou dor de ouvido, mas a uma unha encravada que inflamou. A solução é recorrer a um especialista em Podologia Infantil.
Pouco conhecida, a técnica é eficaz nos tratamentos, principalmente por conta de cortes irregulares da unha, meias e sapatos apertados, macacões e mijões justos ou constantes atritos do pezinho no bebê-conforto, cadeirinhas e carrinhos.
A herança genética também é uma das causas. “Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos”, afirma a podóloga Yumi Ikeda, da Clínica Yumi Ikeda Podologia.
A especialista desenvolveu uma abordagem diferenciada para o público infantil. A primeira consulta consiste em uma análise detalhada do problema. “Algumas crianças chegam sentindo dor no dedinho por conta da inflamação. Então, iniciamos o tratamento com muito cuidado e orientamos a mamãe sobre a forma e a periodicidade indicadas para o corte da unha”, acrescenta.
Para Ikeda, a saúde dos pés dos bebês começa com a prevenção. Além de massagear o cantinho dos dedos, aconselha o corte regularmente das unhas com o auxílio de uma tesourinha ou cortador infantil. “Ainda assim é indicado evitar o uso de meias e sapatos apertados e roupas justas nos pezinhos e lavar bem as mãos com água e sabão antes do procedimento”, finaliza.

Um comentário:

  1. bom dia EUGENIA estou ligado toda manha no seo programa da manha sistema correio aproveitando para que possa passa o email para aconpanha o programa da.

    ResponderExcluir