Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia 15 de outubro, dia do professor

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
Fonte: IG

Alunos ameaçam de morte professores na internet
Orkut tem comunidades como "Quero bater no professor" e "Bruno, Mata minha professora?"
Fonte: R7

Professores de escolas públicas e particulares sofrem com agressões feitas via internet. A popularização do Orkut, Twitter e outros sites de relacionamento fez com que também aumentassem os ataques virtuais aos docentes.
Protegidos por uma tela e um teclado, estudantes do ensino médio e fundamental sentem-se “livres” para escrever o que querem – incluindo xingamentos e histórias caluniosas, muitas vezes provocadas pela raiva de uma nota baixa na prova ou por uma bronca em meio aos colegas na sala de aula.
Alunos ameaçam professores no Orkut; veja fotos
Não há dados que comprovem o aumento do cyberbullying em relação aos professores, mas os docentes ouvidos pelo R7 disseram sentir na pele as marcas dessa história. Em um dos casos, Ricardo Meca, que dá aulas de física do cursinho Oficina do Estudante, em Campinas, se viu obrigado a apagar o seu perfil na internet devido a mensagens anônimas escritas por alguns de seus pupilos.

- Algumas vezes os alunos fazem esse tipo de violência virtual dos próprios computadores da escola. Pode haver bloqueio ao MSN e eles burlam o bloqueio. Eu já tive Orkut e apaguei por conta de mensagens incômodas que recebi. Eles mandam textos anônimos, se protegem no anonimato. Mas isso não aconteceu com meu atual colégio ou cursinhos que dou aula, que fique claro.

Uma simples ronda no Orkut dá uma ideia de como se comportam essas crianças. É incontável o número de comunidades com ataques, com nomes que vão desde “Minha professora é uma vaca” a até “Bruno, mata a minha professora?”. Esta última, com quase 72 mil participantes, é uma referência ao ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes, acusado de esquartejar a amante Eliza Samudio.

Para a psicoterapeuta e orientadora vocacional Celi Piernikarz, brincadeiras como essa do goleiro Bruno passam do limite sobre o que é saudável, mesmo em se tratando de adolescentes. Ela diz que a estrutura familiar é o mais importante na criação do jovem, e que isso interfere em como ele vai lidar com as autoridades.
- Hoje vejo que falta a questão dos valores. Os valores não estão muito presentes na vida dos adolescentes, respeito, valor do professor, profissão dele. O adolescente que faz esse tipo de coisa muitas vezes não tem referência do pai ou da mãe. Quando existe [apoio familiar], dificilmente ele vai tomar esse tipo de atitude [cyberbulling]. Ele vai pensar, refletir e separar o certo do errado.

O professor de Campinas conta o caso de uma professora que abriu um processo na Justiça contra um estudante que divulgou imagens e mensagens ofensivas via Orkut. Ela trabalha em uma escola particular de classe média no Estado de São Paulo.

- O estudante tem certeza da impunidade [quando escreve na internet]. Uma vez vi um grupo de alunos criarem uma comunidade da classe e um colega entrou anonimamente, xingou todo mundo. Ninguém conseguiu descobrir quem era, ficou tudo por isso mesmo.

Excesso de Intimidade

Tanto o professor Meca quanto Ricardo Parolo Junior, que dá aulas de literatura no colégio COC, afirmam que o problema está em dar excesso de liberdade para os adolescentes. Eles ressaltam que o professor deve se resguardar quando os alunos extrapolam certos limites de liberdade.

Receita de shake antigordura e desintoxiacante(1 porção 85 cal)
Ingredientes
½ colher de sopa de farelo de trigo
3 ameixas pretas sem caroço
½ colher de sopa de aveia
200 ml de iogurte natural desnatado
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba gelado
Fonte: Uol

Substância em cenouras, azeite e hortelã pode reduzir perda de memória

14 de outubro de 2010 (Bibliomed). Um composto encontrado em cenouras, pimentões, aipo, azeite de oliva, hortelã, alecrim e camomila - chamado luteolina - pode ajudar a reduzir os problemas de memória que podem ocorrer com o envelhecimento, segundo recente estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
De acordo com os pesquisadores, a inflamação cerebral parece ser um fator que contribui para problemas de memória associados ao envelhecimento. E a luteolina teria efeitos anti-inflamatórios e poderia melhorar a saúde cognitiva ao agir diretamente nas células imunológicas microgliais, reduzindo sua produção de substâncias inflamatórias no cérebro.
Avaliando os efeitos da suplementação de luteolina em ratos envelhecidos, os pesquisadores notaram que os animais que consumiram a substância na alimentação por quatro semanas tiveram melhores resultados em testes de aprendizado o memória do que aqueles que tiveram uma dieta normal. Além disso, esses animais apresentaram menores níveis de citocinas inflamatórias no cérebro - quantidade similar à de ratos jovens -, comparados àqueles que não ingeriram luteolina no período.
Os autores destacam que essas citocinas inflamatórias provocam mudanças químicas no cérebro que podem levar a sintomas como sonolência, perda de apetite, déficits de memória e comportamentos depressivos. “Descobrimos anteriormente que, durante o envelhecimento normal, as células microgliais se tornam desreguladas e começam a produzir níveis excessivos de citocinas”, explicou o pesquisador Rodney Johnson. “Acreditamos que isso contribui para o envelhecimento cognitivo e é um fator predisponente ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas”, acrescentou o especialista.
Embora os resultados indiquem que a suplementação da luteolina possa bloquear esse efeito, os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários para avaliar se os efeitos podem ser os mesmos com humanos, se o consumo de alimentos ricos na substância pode fazer diferença para a saúde cognitiva dos idosos, e quais os mecanismos envolvidos nessa proteção.
Fonte: Journal of Nutrition. Outubro de 2010.

Tudo parado à sua frente? Alongue-se
Esticar braços e mover o pescoço diminuem tensão

O congestionamento diário faz com que passemos até horas no trânsito diariamente. O corpo sente a movimentação reprimida dentro do veículo e os esforços repetitivos. Resultado: dores no pescoço, nas costas e tensão, que pode levar à dor de cabeça.
Uma pausa a cada duas horas dentro do carro é fundamental para evitar dores. “Também é bom mudar a posição dentro do carro para favorecer a simetria – mexer o braço esquerdo, fazer movimentos com as pernas”, aconselha o médico Fábio Ravaglia, do Instituto de Ortopedia e Saúde de São Paulo.
Dicas de alongamento
•Se não for possível sair do carro, alongue o pescoço colocando a mão direita sobre a orelha esquerda e puxando o pescoço levemente para o lado direito. Mantenha essa posição por alguns segundos e repita com o outro lado;
•Coloque o queixo junto ao peito, puxando a cabeça para frente. Em seguida, eleve o queixo para o alto, olhando para o teto;
•Vire o pescoço para a esquerda e para a direita, alinhando o queixo com o ombro;
•Ao sair do carro, espreguice e estique o corpo;
•Coloque os braços esticados paralelamente ao chão, com as pontas dos dedos voltadas para cima;
•Eleve os braços e junte as mãos no alto;
•Desça as mãos juntas para a esquerda e depois para a direita, alongando a lateral do corpo e a cintura;
•Com os joelhos esticados, tente tocar as pontas dos dedos das mãos nos pés.
Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Eugenia gostaria de parabenizar vc por fazer seu trabalho tao bem e ainda abrir este espaço nao so seu mas de todos q admiram vc xau bjos.

    eu tbem tenho um blog se vc puder da uma olhada

    futurodavida.blogspot.com

    ResponderExcluir