Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia 06 de outubro

Vaticano mantém críticas a Nobel para criador da fertilização in vitro
'Agora embriões são vistos como mercadorias', acusa a Igreja Católica.
Médico britânico Robert Edwards recebeu prêmio na segunda-feira.
Reuters

O Vaticano manteve nesta terça-feira (5) seus ataques contra o comitê que escolhe os prêmios Nobel por ter concedido o de Medicina para o pioneiro da fertilização in vitro, Robert Edwards. Para a Santa Sé, Edwards abriu caminho para uma cultura em que os embriões são vistos como commodities.
Embora a fertilização in vitro tenha levado alegria para os muitos casais que puderam ter filhos por esse processo, fez isso
a um custo enorme"
Federação Internacional das Associações Médicas Católicas
Pelo segundo dia seguido, o Vaticano reprovou a escolha de Edwards, cujo sucesso na fecundação de óvulos humanos fora do útero levou aos "bebês de proveta" e a inovações como as pesquisas com células-tronco embrionárias e as mães de aluguel.
O Vaticano ampliou sua crítica ao mesmo tempo em que vários dos principais jornais italianos condenavam a Igreja por seu ataque a Edwards.
Um comunicado da Federação Internacional das Associações Médicas Católicas afirmou que a entidade estava consternada com a premiação.
"Embora a fertilização in vitro tenha levado alegria para os muitos casais que puderam ter filhos por esse processo, fez isso a um custo enorme", disse a federação em um comunicado divulgado no principal boletim do Vaticano.
"Muitos milhões de embriões foram criados e descartados durante o processo da fertilização", afirmou, acrescentando que embriões estavam sendo usados como "animais destinados à destruição".
"Esse uso conduziu a uma cultura na qual eles (os embriões) são considerados como commodities em vez de preciosos indivíduos humanos, que é o que eles são."
Fonte: G1

Constipação intestinal: um sintoma ou uma doença?
Muita gente tem dificuldade para ir ao banheiro. Chega a 20% os incomodados. Entre os que fazem dietas, de uma maneira geral, a incidência é muito maior, mas as mulheres são as campeãs.
O erro inicial é pensar que a ida ao banheiro diariamente seria a única condição de normalidade. Mas, o que as pessoas desconhecem é o fato de que a freqüência normal das evacuações pode variar de três vezes ao dia a três dias por semana.
Do ponto de vista médico, consideramos constipação intestinal quando a freqüência ou a quantidade de evacuações é reduzida, quando há necessidade de força excessiva para evacuar, quando as fezes são fragmentadas ou endurecidas e quando há sensação de evacuação incompleta ou de obstrução ao evacuar.
Por si só, a constipação intestinal não é uma doença, mas um sintoma que geralmente revela alterações funcionais do intestino. Na maioria das vezes, são os nossos maus hábitos alimentares e o nosso estilo de vida que influencia o nosso ritmo intestinal. Entretanto, algumas vezes, a constipação pode servir de alerta para patologias de gravidade variável e até então não diagnosticadas como diverticulite, síndrome do intestino irritável e até o câncer do intestino.
Fonte: Uol saúde

As 10 atitudes mais importantes para prevenir a ateroscleroseSaúde | 05/10/2010
Os administradores de previdência privada passam o tempo todo tendo que modular o tipo de aplicação de acordo com os ventos do mercado. Nossa tarefa como administradores de nossa Previdência Vascular – ou seja, como responsáveis únicos pela saúde do corpo e pela proteção contra a arterosclerose – é mais previsível, pois as diretrizes de sucesso não mudam de um dia para o outro, mas nem por isso deixa de ser uma tarefa que requer determinação e disciplina, já que o investimento deve ser diário.

1- Fumar nem pensar. Por quê ?
O cigarro “engrossa” o sangue, aumentando sua tendência a formar coágulos, além de ser um agente que danifica as artérias, contribuindo para a progressão da aterosclerose. O cigarro ainda reduz a tolerância ao exercício físico, piora os níveis de colesterol e da pressão arterial.

2- Atividade física de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana. Por quê ?
O exercício físico “afina” o sangue, reduzindo sua tendência a formar coágulos. Além disso, ajuda a controlar o peso, é benéfico para a pressão arterial e para os níveis de colesterol e ainda ajuda a reduzir o estresse. Todos esses efeitos previnem a aterosclerose.

3- Reduza o estresse. Por quê ?
O estresse está associado a um aumento de substâncias circulando no sangue, como a adrenalina, que quando elevadas de forma crônica, podem aumentar a tendência de coagulação do sangue, piorar os níveis de colesterol e reduzir o calibre dos vasos, e esse último efeito pode aumentar a pressão arterial.

4- Frutas, vegetais e grãos integrais todos os dias. Por quê ?
Recomenda-se o consumo de pelo menos cinco porções por dia de frutas e vegetais. Usando-se um copo como referência, uma porção significa: ½ copo de frutas picadas, ou ¾ copo de suco natural, ou 1 copo de folhas verdes, ou ½ copo de vegetais crus ou cozidos. O benefício é devido ao poder anti-oxidante das frutas e vegetais que servem como um anti-inflamatório natural, prevenindo a aterosclerose. Também é recomendável que pelo menos metade dos grãos ingeridos sejam integrais, por serem ricos em fibras. Esse maior conteúdo de fibras promove um melhor controle do peso, pois provocam saciedade mais rápida e ainda melhoram os índices de colesterol.

5- Não exagere na gordura animal e no sal. Por quê ?
Quase toda gordura animal pode ser classificada como gordura saturada ou rica em colesterol, e são esses os maiores fatores alimentares para o aumento dos níveis de colesterol no sangue e seu conseqüente acúmulo nas artérias. Lembrar que quando falamos em gordura animal estamos falando também dos laticínios e ovos, e por isso, devemos dar preferência aos produtos menos gordurosos como o leite desnatado e a ricota. O sal também deve ser usado de forma moderada, já que o excesso de sal na dieta de algumas pessoas pode causar ou piorar a hipertensão arterial, um dos maiores fatores de risco para o infarto do coração e acidente vascular cerebral.

6- Não exagere na gordura trans. Por quê ?
As gorduras trans, além de estarem presentes nas carnes e laticínios, podem ser formadas por processo industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida – é a tal gordura hidrogenada. Temos de estar atentos aos biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, margarinas, entre outros produtos industrializados. As gorduras trans aumentam o nível de colesterol no sangue e hoje é obrigatório o fabricante informar a quantidade desta gordura no alimento. O ideal é que tenha de 0,2 a 2g por porção e este é o máximo que devemos consumir por dia. Nada de preguiça em ler o rótulo antes de colocar o produto no carrinho do supermercado!

7- Não deixe de comer as gorduras saudáveis. Por quê ?
Hoje sabemos que populações que comem bastante azeite como na ilha grega de Creta, têm menos problemas vasculares do que populações que comem pouca gordura, como é o caso do Japão. Além do azeite, os demais óleos vegetais, peixes, nozes e castanhas são ricos em gordura insaturada, que reduz os níveis de colesterol. O ômega-3 é um dos componentes dessas boas gorduras e é por isso que se recomenda comer peixe pelo menos duas vezes por semana, especialmente salmão, sardinha, truta ou atum.

8- Bebidas alcoólicas só com moderação: até uma dose por dia para mulheres e até duas para homens. Por quê ?
O consumo excessivo de álcool pode levar ao aumento de gordura no sangue (triglicérides), elevação da pressão arterial, e pode levar à obesidade por ser um alimento bastante calórico. Todos esses fatores aumentam o risco de eventos vasculares. Entretanto, o uso moderado de álcool pode promover melhora dos índices de colesterol e pode ainda reduzir a tendência de coagulação do sangue. Esses efeitos parecem estar bastante associados ao fator álcool, mas estudos apontam para um benefício ainda maior no caso do vinho tinto, por propriedades anti-oxidantes próprias da uva. Mesmo com essas evidências, não se deve recomendar que indivíduos que não bebem comecem a beber. Entretanto, entre aqueles que já têm o hábito de beber, estes devem beber moderadamente e de preferência vinho tinto.

9- Não coma mais calorias do que você gasta. Por quê?
A obesidade é um sério fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol, infarto do coração e acidente vascular cerebral. Na Idade da Pedra, nossos ancestrais ao conseguirem caçar um animal, grande fonte de gordura, comiam o máximo que podiam, pois não sabiam quando conseguiriam outra caça. Não podemos nos dar ao luxo de reproduzir este instinto primitivo, pois a oferta de alimento hoje é muito grande, e são os alimentos que podem nos caçar se não formos racionais.

10- Uma soneca de 30 minutos após o almoço faz bem ao coração. Por quê?
Alguns estudos vêm demonstrando uma redução na mortalidade por doenças do coração em populações que têm o hábito de tirar uma soneca após o almoço, e os efeitos são mais robustos entre homens que trabalham.
Fonte: Revista Bem-estar

China pede a países desenvolvidos que reduzam emissões de gases poluidores

As metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa dos países industrializados deveriam ser "revistas consideravelmente para cima" na próxima cúpula de Cancún, declarou nesta terça-feira o negociador chinês para o clima, Su Wei.
"Os objetivos (dos países industrializados) estão ainda longe das expectativas dos países em desenvolvimento e do que a ciência demanda", declarou o chefe da delegação chinesa, que participa de uma reunião da ONU sobre o clima na em Tianjin.
"Por isso, as metas de redução das emissões devem ser revistas consideravelmente para cima", destacou Wei, cujo país ocupa atualmente o posto de maior emissor de gases causadores do efeito estufa.
"Para chegar a um resultado equilibrado na conferência de Cancún, os objetivos de redução das emissões dos países desenvolvidos devem ser discutidos", acrescentou.
Negociadores de mais de 170 países estão reunidos em Tianjin para preparar a grande cúpula anual sobre o clima, que acontece no fim do ano nesse balneário do México.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário