Eu e o querido amigo Shaolin na Correio, em 2010

Jornal da Correio Manhã 2009

Jornal da Correio Manhã 2009
Jornal da Correio Manhã 2009

Quem sou eu

Minha foto
Publicitária, jornalista, pós-graduada em marketing, mineira, atuo na tv desde 1996. Com experiência em tv, revista e agências de propaganda, a paixão pela comunicação sempre falou mais alto. No início, comerciais de tv, colunista de revista, programas corporativos nacionais e, em 2007, a vinda para a Paraíba mudou os rumos profissionais ao ser convidada pela TV Correio para ancorar o jornal televisivo matinal Jornal da Correio. Essa função aconteceu durante 2 anos, quando, em maio de 2009, por mudanças estratégicas da empresa, fui direcionada ao programa Sabor da Terra,no formato de culinária, entrevista, dicas de saúde e nutrição, etc, também como âncora, de maio de 2009 a abril de 2010. Atualmente, ancoro o jornalístico matinal Aconteceu, às 6 da manhã, de segunda a sexta e, paralelamente, sou apresentadora comercial do programa Correio Verdade, com ações de merchandising ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia 30 de setembro, dia da secretária

Tremores de terra atingem cidade brasileira

Dois tremores de terra foram registrados na tarde desta quarta-feira (29) na cidade mineira de Montes Claros, no norte do Estado. Ninguém ficou ferido e não houve danos, informou a prefeitura.
O primeiro ocorreu às 13h55 e atingiu 2,8 graus na escala Richter. Cerca de 40 minutos depois, moradores sentiram outro, de 2,4 graus. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Barros, definiu os sismos como de pequena intensidade.
Os tremores atingiram um raio de 15 km, provocaram um estrondo alto e foram sentidos por alguns segundos em toda a cidade, segundo Barros. O epicentro foi na área industrial da cidade.
É comum o registro de sismos na região, de acordo com Barros. Em janeiro de 2009, Montes Claros foi atingido por dois tremores, nos dias 8 e 15. Outras ocorrências aconteceram em dezembro de 2008.
Em dezembro de 2007, um tremor de 4,9 graus na escala Richter matou uma criança de seis anos, feriu outras seis pessoas e destruiu casas em Itacarambi, também no norte do Estado.
Da Folha Online

Anvisa cancela registro de medicamento contra diabetes

Segundo agência, foram constatados riscos no uso do remédio Avandia.
Pacientes que usam esse medicamento devem procurar médico.
A Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (29), o registro do medicamento Avandia, que é fabricado pela empresa GlaxoSmithKline e usado em tratamento contra diabetes. De acordo com a determinação da Anvisa, o laboratório deve recolher o medicamento em todo o país. O princípio ativo do Avandia é a substância rosiglitazona.
Segundo a agência, a decisão foi tomada após estudos que constataram os riscos de utilização do medicamento. Entre os problemas indicados pela Anvisa estão a alta probabilidade de ocorrência de infarto, insuficiência cardíaca e derrame.
A recomendação aos pacientes que usam o remédio é procurar o médico para mudar a prescrição e relatar a existência de problemas cardiovasculares, caso existam. A Anvisa destaca que não é indicado interromper o tratamento sem falar com o especialista. Hoje, há nove classes de medicamentos usados no controle desse tipo de diabetes.
Os médicos não devem iniciar novos tratamento com o Avandia e são orientados a notificar, oficialmente, os casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais.
Fonte: G1

Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida
Detecção foi feita por equipe de astrônomos norte-americanos.

Astro está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol.

Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.
A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.
A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.
Não é o primeiro planeta a ser descoberto na "zona habitável" da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.Cientistas também estimaram que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.
Fonte: G1

Fumar pode prejudicar a fertilidade masculina, aponta estudo

Para o homem que quer ser pai, parece ser uma boa ideia parar de fumar. Isso porque, segundo recente estudo da Universidade de Saarland, na Alemanha, o cigarro afeta a produção de esperma (fluido que transporta os espermatozoides), o que pode levar à infertilidade.

Avaliando as concentrações de proteínas chamadas protaminas (P1 e P2) no esperma de 53 fumantes intensos - que consumiam mais de 20 cigarros por dia - e de 63 não fumantes, os pesquisadores notaram que os níveis de P2 eram 14% menores nos primeiros. De acordo com os especialistas, as protaminas cumprem um importante papel na formação do esperma, participando do desenvolvimento dos cromossomos, e essa menor concentração, assim como a diferença nos níveis de P1 e P2, nos fumantes poderia levá-los à infertilidade.

“Em homens normais, férteis, a proporção entre P1 e P2 é praticamente a mesma. Qualquer aumento ou diminuição nessa divisão representa algum grau de infertilidade”, explicou o pesquisador Mohamed Hammadeh. “Por causa dos efeitos ruins que o fumo tem sobre a fertilidade, os médicos deveriam avisar pacientes inférteis a parar de fumar antes de iniciar o tratamento”, concluiu

Fonte: Uol

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia 29 de setembro

Dormir ajuda a prevenir o diabetes
Pesquisadores americanos descobriram que uma proteína que regula o relógio biológico de mamíferos também está relacionada à síntese de glicose no fígado durante períodos de jejum prolongado. A descoberta, publicada na revista Nature Medicine, ajuda a entender a relação entre privação de sono e distúrbios metabólicos, como obesidade e diabetes, abrindo caminho para novas estratégias terapêuticas.

Quando ficamos muito tempo sem alimento, o organismo mantém a taxa de glicose no sangue estável e garante energia aos órgãos graças a um processo chamado gluconeogênese (síntese de glicose a partir de gordura ou das proteínas dos músculos). Os cientistas descobriram agora que esse mecanismo é regulado por uma proteína chamada criptocromo. Em experiências com ratos, foi possível reduzir a glicemia dos animais ao controlar os níveis de criptocromo no fígado.

"Acredito que estamos descobrindo novas formas de tratar o diabetes tipo 2. Mas ainda estamos em um estágio muito inicial", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo Steve Kay, diretor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade da Califórnia e coordenador do estudo. "Serão necessários pelo menos dez anos até se tornarem viáveis os testes clínicos." Para Kay, o aumento na incidência de doenças como obesidade e diabete está intimamente relacionado ao estilo de vida moderno, que impede um padrão regular de sono.

O criptocromo foi inicialmente conhecido pelos cientistas como substância-chave na regulação do relógio biológico das plantas. Depois, descobriu-se que tem a mesma função nos mamíferos. Mas seu papel na regulação da produção de glicose no fígado foi uma surpresa para a equipe de pesquisadores.

Sono irregular

Diversos estudos mostram que pessoas que sofrem privação de sono tendem a se tornar mais obesas e diabéticas ao longo dos anos, mas ninguém sabia como a alteração no relógio biológico prejudicava o metabolismo, afirma Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono e professora da Universidade Federal de São Paulo. "Essa proteína parece ser o link, mas é precoce afirmar que não há outros mecanismos envolvidos." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Uol


'Malhadora' de 102 anos dá lição a jovens sedentários Pesquisa revela como privação de sono pode desencadear diabetes

Um programa de televisão produzido pelo canal BBC3 levou quatro jovens britânicos sedentários aos Estados Unidos para viver com alguns dos aposentados mais saudáveis do mundo, entre eles Ida Wasserman, que aos 102 anos faz musculação todos os dias.

Ida é a estrela da comunidade para idosos Sun City, na Flórida, onde os aposentados fazem o que podem para limitar os efeitos da idade.Ela se mudou para lá com quase cem anos, para morar perto da filha, então com mais de 70, que sugeriu que ela fizesse exercícios.Com a malhação, ela deixou de usar bengala e passou a ser muito mais independente.

Inspiração
Por ter começado a malhar com uma idade tão avançada, Ida se tornou uma inspiração para outros aposentados e também para os jovens britânicos, que assistiram boquiabertos a uma de suas sessões de musculação.

“Vocês acham isso difícil?”, perguntou Ida rindo após se exercitar na cadeira adutora.“Eu acho muito fácil...”
Fonte: Uol



Experiências valem mais que bens materiais.
href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaTy5BaF87POYe7yyE0V2OQinm1awnpHoXKBmI0ogMCJNGZeUHX4HBwCYH7CRz8ewnuTQ284LvdcCYUnYo2vNx40WE2EzTzj0oQuapRtFiSNyoLN5WvaJoaWgX3UU-VrWHtX-5nAg4PK4/s1600/29set+lazer.jpg">

Parece conversa de mãe, mas psicólogos da Universidade de Cornell, em Nova York, confirmaram que experiências gratificantes, como viajar e festas, deixam as pessoas mais felizes do que a compra de bens materiais.
Tatiana Filomensky, psicóloga do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP), também acha que experiências e compras são sentidas de maneiras diferentes. Apesar de ambas levarem à felicidade, a emoção vem em intensidades distintas.
Ela explica que experiências são mais complexas e mais ricas e, por isso, deixam mais lembranças. São essas memórias que fazem com que o bem-estar causado por uma viagem dure mais. Toda vez que você se lembrar daquela água de coco que tomou de frente para o mar ou então daquele croissant que você comeu em um charmoso café parisiense, parte da sensação que marcou o momento da experiência vai voltar para a sua cabeça.
A compra de bens materiais, por outro lado, gera uma felicidade vulnerável e com prazo de validade. Ela é inconstante porque é mais fácil de ser comparada. Por exemplo, você pode começar a ver tudo o que faz a sua nova camisa jeans menos bonita do que a camisa jeans da sua colega de trabalho - você vai notar como o tom do tecido da peça dela é mais bonito do que o da sua, como ela parece mais magra do que você... Pronto! Isso já é suficiente para acabar com toda aquela alegria que você sentiu ao assinar a nota do cartão de crédito e sair da loja com a sacola.
Mesmo que você não tenha uma colega de trabalho que fica mais bonita do que você, mesmo que vocês estejam usando praticamente a mesma roupa, sempre há a terrível possibilidade de você se arrepender da sua compra. O desgaste de pensar que deveria ter comprado a camisa de jeans escuro e manga curta ao invés da de tecido claro e mangas compridas pode destruir a sua paz!
Objetos também acabam perdendo a graça. “Você se acostuma com eles”, explica a psicóloga. Logo, a moda passa e a camisa jeans que você usou até a exaustão não vai mais ser tão indispensável quanto um mocassim. Além disso, é mais fácil comprar uma camisa do que viajar. A segunda atividade exige que você consiga sair de férias do trabalho, cancele todos os compromisso se ainda arque com os custos do passeio. Uma compra está a um shopping de distância do seu armário e, na maioria das vezes, sai bem mais barato do queuma viagem. Costumamos dar mais valor àquilo que fazemos mais esforço para conquistar.
Fonte: Uol saúde

Apenas um terço da população mundial com HIV tem acesso a tratamento

Apenas um terço da população mundial com HIV tem acesso a remédios para o tratamento da aids, apesar de nos últimos anos a situação ter melhorado em alguns países de renda baixa e média.
Em um relatório conjunto da Unaids (programa da ONU para a aids), Unicef e Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado hoje em Genebra, as entidades alertaram que as metas impostas em 2006, quando os países das Nações Unidas se comprometeram a universalizar o acesso à prevenção e ao tratamento até o ano de 2010, são de conquista "improvável".
No final de 2009, 5,2 milhões de adultos e crianças recebiam tratamento contra o HIV no mundo, em contraste com os 4 milhões assistidos um ano antes, o que configura um aumento da cobertura dos infectados de 28% a 36% - pouco mais de um terço da população mundial afetada.
No entanto, apesar dos resultados encorajadores dos últimos anos, diz o relatório, o financiamento se estagnou no período atual devido à crise econômica mundial e, por isso, apela aos países, doadores e organismos que apoiam a causa a seguir contribuindo.
"Muitos países demonstraram que se pode universalizar o acesso", disse hoje em Genebra Hiroki Nakatani, diretor para o HIV, tuberculose e malária da OMS. Ele destacou que 15 países, entre eles Botsuana e África do Sul, elevaram a distribuição de antirretrovirais para 80% das mulheres grávidas portadoras do vírus.
Além disso, oito países, entre eles Cuba, Camboja e Ruanda, alcançaram o acesso universal para o tratamento dos adultos.
"No entanto - continuou Nakatani -, continua sendo um compromisso inacabado e devemos aumentar os esforços para os próximos anos".
Assim, ele anunciou que o objetivo de 2010 será adiado para 2015, e que, embora a estagnação dos financiamentos tenha deixado desacelerado o processo, o progresso em regiões como a África Subsaariana - a mais afetada pelo HIV -, com um aumento da cobertura do tratamento de 32% para 41% em um ano, "oferece esperança".
No campo da prevenção, 67 milhões de pessoas em 100 países se submeteram a um teste de diagnóstico de HIV em 2009, um aumento considerável com relação ao ano passado, embora, reza o relatório, seja "insuficiente".
De acordo com os dados da África Subsaariana, menos de 40% das pessoas portadoras do vírus HIV conhece seu estado sorológico.
Em contraste com estes números negativos, aumentou o número de países de renda baixa e média que iniciaram atividades de prevenção destinadas a grupos da população com maior risco de infecção, como os consumidores de drogas injetáveis, os profissionais do sexo e os homossexuais.
O relatório pondera que existem múltiplos obstáculos legais e socioculturais que impedem ou dificultam a utilização dos serviços de atendimento sanitário pelos consumidores de drogas injetáveis, os profissionais do sexo e os homossexuais e, portanto, recomenda a eliminação das leis punitivas ainda vigentes a respeito.
Outro problema grave, acrescenta o documento, é a ausência de garantias a respeito do sangue disponibilizado para transfusões nos países menos desenvolvidos, e menciona que só 48% das doações sanguíneas destes países foram submetidas a exames de detecção de qualidade, contra 99% nos países ricos.
Quanto às mulheres grávidas com HIV, um recorde de 59% tiveram acesso aos antirretrovirais em 2009, embora "a cada dia mais de mil crianças sejam contaminadas antes de nascer, durante o parto ou a lactação", alerta Jimmy Kolker, diretor de HIV do Unicef.
A permanência destas e de outras barreiras eleva o número mundial de infectados pelo HIV a 33,4 milhões de pessoas, uma quantidade que coloca um "desafio para a saúde pública" em termos de abastecimento e disponibilidade de tratamentos, segundo o relatório.
"Estamos no caminho correto, mas necessitamos de pelo menos US$ 10 bilhões para alcançar ótimos resultados", acrescenta Paul De Lay, diretor da Unaids, e apelou aos doadores para que aumentem suas contribuições na conferência de Nova York do Fundo Global para a Aids da próxima semana.
Fonte: Uol



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia 28 de setembro, dia da secretária

Guia dos remédios caseiros
Algumas receitas da vovó, de fato, funcionam. Conheça as chamadas ciências de baixa tecnologia

Fernanda Aranda, iG São Paulo


Batata gelada para curar dor de cabeçaFunciona mesmo, diz a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Mas a heroína não é a batata e sim a temperatura fria. Qualquer material gelado provocaria o alívio, inclusive uma bolsa de gelo (mais indicado ainda). Funciona porque diminui a inflamação.
Água com açúcar para acalmar
Milenar e eficaz. A solução acalma porque em situações estressantes, o organismo consome mais glicose. O consumo do açúcar equilibra o nutriente no corpo humano. A mesma razão faz as mulheres sentirem a mesma sensação quando comem chocolate durante a famosa Tensão Pré-Menstrual.
Clara de ovo para assadurasUm pouco de clara de ovo é um santo remédio para assaduras e pode ser usado em bebês e adultos. O produto não apenas alivia o local machucado, como acelera o processo de recuperação da pele. A receita é tão eficaz que os médicos do Hospital A.C Camargo orientam que os pacientes com câncer de intestino – por causa da doença eles sofrem muito com assaduras – a usar o recurso, que é barato e eficiente.
Panela de ferro para anemia
A criança é fraquinha e a avó logo orienta: precisa cozinhar em panela de ferro para melhorar a saúde. Ponto para o conhecimento popular. A orientação faz parte das recomendações de pediatras e ginecologista. O alimento preparado em panelas de ferro absorve mais o nutriente, justamente o que falta em casos de anemia. A prova disso é que as panelas muito usadas ficam com a parte interna “gasta” com o passar do tempo.
Colo de mãe para aliviar a dorO instinto materno de segurar o filho no colo depois que ele se machuca foi comprovado cientificamente. Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atestou o poder do “colo da mãe” para prevenir dor.
O trabalho foi feito com 640 recém-nascidos, pouco antes de tomarem a vacina contra a hepatite B. Uma parte deles recebeu a injeção direto. A outra, antes da picadinha dolorosa, ficou no colo da mãe, pele com pele, por dois minutos. Por meio da intensidade do choro, feições faciais e frequências cardíacas foi possível detectar que as crianças abraçadas expressaram menos dor. Quando o “colo” foi combinado com a água com açúcar a redução foi 25% das manifestações doloridas. A hipótese é que o efeito analgésico é resultante das substâncias formadas por meio do contato e do cheiro entre mãe e filho, que amenizam a resposta do sistema nervoso à dor.
Alho é bom para o colesterol
Quem certifica a receita é a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O chá de alho atua como um expectorante e um antiséptico natual, o que facilita o controle do colesterol. Basta uma colher de café do bulbo e mais 30 ml de água. Receita fácil e barata, para utilizar duas vezes ao dia antes das refeições. A dica só não vale para crianças com menos de 3 anos, pessoas com gastrite e pressão baixa.
Ameixa preta para prisão de ventre
Sim, a fruta é um laxante natural que pode ser encontrado em qualquer feira ou supermercado. Muitas pessoas não sabem, mas não é só a fruta seca que auxilia no trato intestinal. A fruta in natura também é poderosa, tanto que precisa ser consumida com moderação já que o excesso pode ser prejudicial aos rins. Além de ser boa para prisão de ventre, os médicos recomendam ameixa seca para quem tem hemorróidas.

AGU: fraudadores do INSS terão que devolver R$ 840 mil

Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) denunciados por improbidade administrativa terão que devolver, após concederem benefícios fraudulentos, terão que devolver mais de R$ 840 mil aos cofres públicos, informou, nesta segunda-feira, a Advocacia Geral da União (AGU).
Segundo a AGU, os fraudadores já haviam sido condenados criminalmente pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, em processo iniciado em 2002, após denúncia do Ministério Público Federal. Eles foram processados em nova ação por improbidade e, além de devolver o valor desviado, ainda terão que pagar multa (metade do que foi desviado dos cofres públicos).
Na condenação, a 24ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro determinou ainda que fossem suspensos os direitos políticos dos três envolvidos nas fraudes, por três anos. De acordo com a decisão, por um período de cinco anos, eles também não poderão fechar contratos com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
Fonte: Terra

Pai deve evitar postura “militar” ao cobrar estudos do filho; veja dicas
Especialistas defendem acompanhamento escolar da família com diálogo e autonomia
Camila de Oliveira, do R7


Muito se fala da importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos. Em um relatório divulgado este mês pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), mais uma vez foi ressaltada a necessidade do trabalho em parceria entre a escola e a família na educação de crianças e adolescentes.

Ajudar na lição de casa não é fazer o dever pelo filho

Notas azuis pedem organização no quarto e na agenda

Segundo o relatório, é preciso que a família transmita valores educacionais e comportamentais por meio de métodos específicos. Assim, se a meta é transmitir aos filhos a importância do bom desempenho escolar, é preciso acompanhá-los nas tarefas escolares em casa. Mas como participar, na prática, dos estudos dos filhos, principalmente dos jovens?
Em primeiro lugar, destaca Paulo Afonso Ronca, professor e especialista em educação do Instituto Esplan, é preciso ter uma relação afetiva e próxima com a escola do filho, conhecer e confiar nos profissionais, estar de acordo com os valores e método de ensino aplicado. Em segundo, diz ele, é necessário ajudar e dar autonomia ao estudante.
- Se o filho pede ajuda em três coisas, auxilie em duas, e deixe uma para ele resolver sozinho. Se pedir em duas, resolva apenas uma, e assim por diante. O aluno precisa saber que tem apoio em casa, mas também deve ser ensinado a se virar.
Para o professor Nélio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), é preciso encontrar o equilíbrio para que o acompanhamento funcione – não ser desinteressado e passar a responsabilidade da educação do filho à escola, mas também não ter uma relação burocrática com o filho, apenas de cobranças.
- Ser pai patrão é prejudicial; ser aquele pai que faz perguntas como alguém que espera o fracasso. Quando o menino apresenta uma nota baixa, ele [o pai] vem sempre com um: 'não te falei?'. A pergunta pode ser feita de duas maneiras, negativa ou positivamente. O importante é levar em conta o resultado dessa pergunta.
As orientações do dia a dia não são as mesmas para todos, já que os jovens se desenvolvem de acordo com suas habilidades e dificuldades individuais. Mas ficar atento a alguns comportamentos ajuda a descobrir se os filhos vão bem ou não no colégio, diz Nelio Bizzo.
Fonte: R7

Gene defeituoso pode ser a causa da enxaqueca, diz estudo


Segundo o estudo, o mau funcionamento de um gene faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor
• Pesquisa aponta quais os estímulos que mais frequentemente desencadeiam crises de enxaqueca
• Após enxaqueca, britânica acorda falando com sotaque francês
• Estudo encontra primeira ligação genética para enxaqueca
• Enxaqueca aumenta os riscos de morte por qualquer causa, aponta estudo
Uma pesquisa britânica revelou que um gene defeituoso pode ser a causa das dores de cabeça características da enxaqueca. Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a descoberta pode levar a novos tratamentos para a doença.
Segundo o estudo publicado na revista Nature Medicine, o mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor, causando a enxaqueca.
A equipe responsável pela pesquisa, formada por especialistas de diferentes países, utilizou amostras de DNA de pessoas que sofrem da doença e de seus familiares.
Segundo o pesquisador da Universidade de Oxford Zameel Cader, que participou do estudo, o gene Tresk estava inativo nos pacientes, o que causava a enxaqueca. "O que nós queremos é encontrar um remédio que ative o gene", disse Cader à BBC.
"Estudos anteriores haviam identificado partes do nosso DNA que aumentam o risco na população em geral, mas eles não haviam encontrado genes que pudessem ser diretamente responsáveis pela enxaqueca", afirmou Cader.
"O que nós descobrimos é que a enxaqueca parece depender do quão estimuláveis são os neurônios em partes específicas do cérebro".
Estima-se que uma em cada cinco pessoas sofra de enxaqueca. Em vários casos, a dor de cabeça vem acompanhada de náusea e de sensibilidade à luz. Em outros, ela é precedida por um distúrbio sensorial conhecido como aura, identificado pela percepção de uma luz ou de um cheiro estranho.
"(A descoberta) abre avenidas para se planejar novas pesquisas que poderão, então, levar a novos tratamentos, mas certamente este será um longo caminho", diz o médico Aarno Palotie, do Wellcome Trust Sanger Institute.

Fonte: Uol

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cura de leucemia em menino com 'poucas semanas de vida' intriga médicos
Fonte: Uol


Jordan Harden, de 3 anos, com a mãe; a família planejava a última viagem com o garoto quando os exames mostraram que a doença havia sumido
Família planejava a última viagem com Jordan Harden, de 3 anos, quando exame revelou que a doença desaparecera completamente.
Após lutar contra a leucemia ao longo de dois dos seus três anos de vida, Jordan Harden não parecia mais responder ao tratamento. Os médicos então jogaram a toalha e lhe deram algumas semanas de vida.
Moradores de Wishaw, no sul da Escócia, os pais do garoto, Gary e Claire, resolveram levá-lo à Disney em Paris, para que Jordan aproveitasse os seus últimos dias. Pouco antes de partirem, porém, receberam uma ligação do hospital e ouviram uma notícia que os deixou entre eufóricos e perplexos: o último exame do garoto revelava que a doença havia desaparecido completamente.
Hoje, 18 meses depois, Jordan frequenta a escola e leva uma vida normal, como a de qualquer outro garoto saudável de 5 anos de idade.
A história, narrada no último domingo pelo jornal britânico Daily Mail, intrigou médicos e jogou luz sobre os misteriosos motivos que podem fazer com que um câncer desapareça a partir da reação do sistema imunológico do próprio doente.
Regressão espontânea
Em entrevista à BBC Brasil, Jacques Tabacof, diretor do Centro Paulista de Oncologia, diz que casos como o do garoto escocês são extremamente raros, principalmente se levado em conta o tipo de câncer que o acometia. Jordan tinha leucemia linfoide aguda, câncer caracterizado pela produção maligna de linfócitos (glóbulos brancos) na medula óssea.
No entanto, Tabacof diz que em outros tipos da doença, como os linfomas (cânceres do sistema linfático) de evolução mais lenta, pode haver regressão espontânea dos tumores em até 20% dos casos.
"Como esses tumores geralmente ocorrem em pessoas mais velhas, que muitas vezes já têm outras doenças, podemos não recomendar a quimioterapia imediatamente. Vamos então monitorando o paciente, já que o tumor pode regredir."
Mas Tabacof também já acompanhou casos mais surpreendentes de regressão espontânea, como o de uma paciente que sofria de um linfoma de pele. A doença, conta o médico, provocava coceiras tão intensas que ela pensava em se matar.
"Ela passou por muitos tratamentos, sem resultados consistentes. Até que teve uma melhora que não podia ser atribuída a nenhum tratamento e acabou se curando."

Fibras: como atingir a cota diária?

Uma dieta rica em fibras oferece muitos benefícios para a saúde. Aprenda a calcular a quantidade certa indicada para o seu cardápio diário e usufrua o melhor que elas têm a oferecer

por Cristina Almeida | fotos Fabio Mangabeira


Muito já se falou sobre a importância das fibras. Mas mesmo que frutas, verduras e grãos integrais estejam presentes nas refeições, é possível que as quantidades diárias ingeridas sejam insuficientes para garantir o real aproveitamento de suas propriedades. Nos EUA, como no Brasil, o consumo desses alimentos é baixo. Lá, dados da American Dietetic Association mostram que os americanos comem apenas 11 g de fibras por dia. Aqui, os especialistas afirmam que uma ligeira mudança de hábitos seria o bastante para proteger contra patologias graves como o diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e respiratórias, além de ajudar no controle da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol, sem falar do auxílio extra na manutenção do peso ideal.
Para atingir essas metas de saúde e bemestar, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que se consuma mais de 25 g de fibras por dia. Porém, de acordo com Simone Silvestre, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), esses limites podem variar. "Se uma pessoa ingere 2.000 kcal/dia, deverá consumir 28 g de fibras no mesmo período. Se for um homem que come 2.500 kcal, a quantidade sobe para 35 g".
Como elas atuam no corpo
Identificada a quantidade correta a ser consumida, é preciso escolhê-las conforme suas naturezas insolúvel (em geral fermentável) ou solúvel (em geral viscosa). As primeiras (frutas, grãos e vegetais), funcionam como uma espécie de escova que limpa o cólon. As segundas (frutas, alguns vegetais, aveia, feijões, ervilhas, cevada), dissolvem na água e formam um gel, que controla o açúcar no sangue e reduz o colesterol.
Cada classe de fibra age de modo diferente e, assim, a função das solúveis é retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo a ação de enzimas envolvidas na digestão de gorduras, carboidratos e proteínas. "Por isso elas são capazes de reduzir a absorção de gorduras", diz a nutróloga. "Já as insolúveis são responsáveis pela limpeza do sistema gastrointestinal", diz Licínia de Campos, nutricionista e coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Paschoal Dantas.
Para tirar o maior proveito dessas funções, Isabel Jereissati, nutricionista clínica e funcional, sugere: "O melhor é consumilas diariamente numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de solúveis".
Fonte: Revista Viva Saúde


Linguagem 'luluzinha' é 'arma' para ensinar mulheres a investir
“Quem é boa de supermercado, você ou o marido? Pronto, aí está a resposta sobre qual dos dois vai ser bom de bolsa”, diz a consultora Eloísa Vasconcellos. Na plateia, mais de 60 mulheres com pouca ou nenhuma experiência no investimento em ações
acompanham atentamente a palestrante, que promete “traduzir” o mercado financeiro para linguagem considerada tipicamente feminina.
“Usamos a linguagem da mulherada. Elas percebem que a bolsa só é complicada porque ninguém ensina”, afirma Eloísa.
A aula é uma das mais de 120 previstas na programação da 50ª edição da Expo Money, em São Paulo, que estima que as mulheres representem 35% dos visitantes que passarão pelo evento em busca de orientação financeira até sábado (25). Em 2003, ano da primeira edição, elas eram apenas 15%.
A participação feminina também é crescente entre os investidores na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa): passou de 18,4% em 2003 para 24,8% em julho deste ano.
Para se comunicar com alunas de perfis variados de faixa etária e renda, a especialista não economiza nas analogias em seu discurso. “Você pode entrar em uma loja, ‘secar’ um produto e pensar: eu quero mas está muito caro, vou esperar para comprar na liquidação. Assim é a bolsa”, diz Eloísa.
Em seu vocabulário de finanças para mulheres, crises são o “tempero” da bolsa. Dividendos são os “filhotes” que as empresas dão aos investidores. Ação que não sobe nem desce está “nhanhando”. E elas, as investidoras, são as “luluzinhas” da bolsa.
Temos estigma de gastadeiras e fofoqueiras. Mas na verdade somos provedoras da casa e boas condutoras de notícia"
Inês Bozzini
“Temos estigma de gastadeiras e fofoqueiras. Mas na verdade somos provedoras da casa e boas condutoras de notícia”, afirma a especialista Inês Bozzini, que se familiarizou a falar de investimento para mulheres desde os tempos em que participou da criação do programa “Mulheres em Ação”, uma das estratégias adotadas pela Bovespa para popularizar o mercado de renda variável.
Na opinião das consultoras, há características femininas que se diferenciam do homem nas decisões de investimento. “A mulher tem baixa ambição de retorno imediato”, diz Eloísa. “E sofre muito mais na compra de uma ação errada do que o homem. Ele em geral se ele compra errado, vende com prejuízo e nem fica sabendo. A mulher sofre, reclama, quer ver o que devia ter feito melhor”, afirma.

O tom didático para as finanças agradou a Marly Lima, que busca as ações depois de anos investindo em renda fixa e poupança. Mary abriu uma loja de bijuterias no ano passado e agora quer aprender a investir os ganhos que seu empreendimento começa a lhe render. “O que eu achei mais interessante sobre a bolsa é saber que é um sistema seguro, não é aquela coisa de fulano perdeu tudo em um dia que a gente ouve” disse, depois de participar da palestra.

Ações e pão de queijo
A consultora compartilha na palestra a experiência de trabalho que adquiriu em Piracicaba (SP), onde comanda seu grupo de "lulus". Em reuniões diárias realizadas em uma sala específica para elas no prédio comercial da Corretora Magliano S.A, elas analisam o mercado e decidem em que investir utilizando técnicas de análise de balanços, gráficas e desempenhos de papéis que aprendem na convivência.
“Há mulheres desde os 20 anos até aposentadas. Temos todos os dias pão de queijo, docinho, networking e conversa, e uma vez por mês um encontro com as cercas de 150 mulheres que atualmente participam do grupo.

A professora de ioga Luciana Cerqueira gostou do conceito de aprender coletivamente. “Eu me atraí por essa idéia de ter um grupo de mulheres falando desse assunto, é bem mais fácil do que começar sozinha. Vou ver se tem alguma coisa similar aqui em São Paulo”, planeja.
Na opinião da consultora, as investidoras são bem mais criteriosas que os homens e analisam quesitos valorizados por investidores estrangeiros. "Elas começam a analisar as empresas olhando quem toma conta delas, por exemplo, se a empresa tem ações ambientais, se tem ação de empregados na Justiça. Isso tudo importa", diz

O homem que virou chocolate: de US$500 a um império

Ao aceitar uma encomenda em plena Páscoa de 1988, Alexandre Tadeu Costa nem sequer imaginava que daria o primeiro passo para construção de uma das maiores redes de lojas especializadas em chocolates do país.
Naquela época, ele resolveu revender o produto como forma de garantir o próprio sustento. Logo, conseguiu um pedido de 2 mil ovos de 50 gramas cada. A partir dali, nascia a Cacau Show.
A decisão de comercializar chocolate veio quando Alexandre tinha apenas 17 anos. No entanto, o então adolescente se deparou com seu primeiro desafio. Ele descobriu que a fábrica onde faria o pedido não tinha condições de produzir os ovos com esse peso.
O jeito foi arregaçar as mangas e solucionar o problema. Para honrar o compromisso assumido, Alexandre produziu a encomenda por conta própria. Assim, comprou matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. “Por três dias, fizemos jornadas de até 18 horas. Mas o pedido foi entregue”, conta.
O lucro desta primeira encomenda – naquela época o equivalente a US$ 500 – serviu como capital para criar a Cacau Show. Inicialmente, pagou aluguel por um espaço no bairro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo. Mas a primeira loja veio só em 2001.
Com isso, o empreendimento cresceu rapidamente. No ano seguinte, Alexandre contava 18 pontos de venda. Padronizados com a marca da empresa. Em 2005, o número de lojas totalizava 230.
Para sustentar o crescimento da rede, Alexandre investiu numa fábrica de chocolates em Itapevi (Grande São Paulo), inaugurada em 2006. Depois, investiu R$ 20 milhões na sua ampliação.
Atualmente, a Cacau Show tem mais de 800 unidades no sistema de franquia em todo o país e mais de 250 produtos. Além da fábrica de Itapevi, também detém outras unidades de produção na capital paulista, Campos do Jordão (interior de São Paulo) e Curitiba (PR).
As quatro produzem mais de 10 mil toneladas de chocolates por ano. “Queremos chegar a mil lojas até o fim do ano”, diz Alexandre.
Fonte: Terra

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia 23 de setembro, início da primavera, dia nacional do sorvete

Fumar durante a gravidez prejudica a coordenação motora do bebêMeninos correm mais risco porque a nicotina interage com o hormônio masculino
Do R7


Mulheres que fumam durante a gravidez correm o risco de prejudicar a coordenação motora e a condição física de seus bebês, segundo um novo estudo da Universidade de Örebro, na Suécia. Outra descoberta é que o fumo afeta em maior grau as habilidades dos meninos.

O pesquisador e médico-consultor Matz Larsson, que trabalha no hospital universitário da instituição, explica porque os garotos correm mais chances de serem afetados.

- Existe uma ligação entre a nicotina e a testosterona. A substância presente no cigarro pode influenciar o desenvolvimento cerebral e interagir com a testosterona especialmente durante a fase fetal, expondo os meninos a riscos maiores.

A conclusão partiu de um estudo feito com 13.000 crianças que participam do Estudo Nacional de Desenvolvimento Infantil, no Reino Unido. Todas as pessoas nasceram em março de 1958 e são acompanhadas por especialistas em saúde durante toda a vida.

Com 11 anos de idade, as crianças passaram na escola por um teste de controle físico e coordenação que envolvia atividades com a mão direita e a esquerda.

As crianças com mães que fumaram pelo menos nove cigarros por dia durante a gravidez enfrentaram dificuldade maior para completar a tarefa quando usavam a mão não dominante, ou seja, a que é menos usada. Na maioria dos casos, a mão esquerda.

- Pode haver várias razões para esse resultado. Uma delas é a interação da nicotina com a acetilcolina, que é um importante neurotransmissor mensageiro durante o desenvolvimento do cérebro na fase fetal. Mas pode ser que o tabagismo provoque um tipo de desnutrição do feto.

Larsson disse que a conclusão ajuda a entender porque a função neurológica na infância está associada com problemas que podem aparecer na vida adulta, como diabetes do tipo 2 e obesidade, e que também estão associados ao tabagismo durante a gravidez.

Agentes secretos britânicos usaram esperma como tinta invisível, diz livro
Diretor do MI6 teria pesquisado substância durante a Primeira Guerra.
Revelação está em publicação sobre a história da agência britânica.
Do G1, em São Paulo

O MI6, serviço secreto de inteligência do governo britânico, teria testado durante a Primeira Guerra Mundial o uso de esperma humano como tinta invisível para enviar mensagens sensíveis durante o conflito. De acordo com o historiador inglês Keith Jeffery, um relato publicado no diário de um funcionário da agência - órgão que ganhou fama por conta do personagem fictício James Bond, o agente 007 - confirma a tentativa do uso do líquido.
Em junho de 1915, Walter Kirke, representante da inteligência militar britânica na França, escreveu que o primeiro chefe do MI6, Mansfield Cumming, estaria fazendo pesquisas sobre tinta invisível na Universidade de Londres.
Em outubro, ele anotou que havia ouvido de "C", como era conhecido o comandante do MI6, que "a melhor tinta invisível é o esperma". Segundo o relato de Kirke, o esperma não reagia aos principais métodos de detecção de tinta invisível utilizados à época. Havia ainda a vantagem de ser um material disponível facilmente para os agentes secretos.
Outro funcionário do MI6 conta que o pesquisador responsável pela descoberta acabou se desligando do departamento por conta das piadas feitas por seus colegas. Há ainda o registro de um agente que descobriu ser necessário sempre produzir tinta "fresca" para evitar problemas com o material.
O historiador Keith Jeffery teve acesso aos arquivos do serviço secreto para escrever o livro "MI6: The History of the Secret Intelligence Service 1909-1949", que conta a história dos primeiros anos da agência.
Fonte: G1

Ter uma religião ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a imunidade
Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde


A tradição diz que a fé move montanhas. E, além disso, ajuda a reduzir a ansiedade, segundo estudo publicado recentemente pela revista Psychological Science, dirigido por Michael Inzlicht, psicólogo da Universidade de Toronto, no Canadá.
O especialista aplicou um teste denominado Stroop, que utiliza eletrodos para controlar a cognição e avaliar respostas cerebrais a determinados estímulos num grupo de voluntários. E os resultados mostraram que quanto maior o nível de religiosidade, menor a atividade do córtex cingular anterior, vinculado ao controle inconsciente do perigo e dos problemas. O achado foi batizado de Marcador Neural de Convicções Religiosas.
O médico Mario Peres, pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, afirma que existem muitos estudos epidemiológicos que evidenciam os benefícios da fé, da espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais, menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação, e ainda melhor função imunológica.
“Como os dados recentes para o Brasil indicam que 92,6% da população possui uma religião, falar sobre o sentido do sofrimento, no contexto de um tratamento médico, é um novo paradigma que, se não colabora para a cura do paciente, lhe garante melhora da qualidade de vida”, diz o especialista.
“A medicina integrativa é uma abordagem medica que visa a cura, abordando a pessoa em seu todo, corpo, mente e espírito, enfatizando as relações terapêuticas entre médico e paciente”, explica o médico Paulo de Tarso Lima, coordenador do Setor de medicina Integrativa e Complementar do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Na prática, há um compromisso de comunicação entre o grupo de terapeutas envolvidos no tratamento, sem perder de vista a ideia de que a saúde do paciente não depende só desses profissionais”. “A meta comum deve ser estimular o autocuidado como valor para a vida, pois curar-se é também a capacidade de transcender a experiência do sofrimento”, conclui.

MANUAL FITNESS


Com certeza, você já sabe o que deve fazer para emagrecer de forma saudável. Na verdade a grande maioria das pessoas sabe, mas o difícil é por em prática. E, para quem não tem motivação, as desculpas são muitas como falta de tempo, preguiça, entre outras.O fato é que se você deseja emagrecer saudavelmente, é essencial fazer uma dieta balanceada e exercícios físicos regularmente.

Se você fizer apenas a dieta e não os exercícios, até poderá perder peso, mas perderá também a massa muscular, o que é péssimo. O ideal é ganhar massa muscular, pois quanto maior o volume muscular, mais calorias se queima e menor é a % de gordura corporal.

Além disso, só com a dieta, principalmente, se esta for muito radical, você poderá baixar a sua taxa de metabolismo em 30% deixando-o mais lento, queimando assim menos calorias e dificultando o processo de diminuição e manutenção do peso.

Para quem deseja emagrecer e pretende começar a fazer exercícios, algumas dicas são muito importantes.

Primeiro passo:

É essencial fazer uma avaliação física incluindo um teste ergométrico. Este teste pode ser feito por um médico cardiologista. Essa avaliação física é indispensável para que você treine com segurança e eficiência. O seu teste será analisado e somente após o resultado você poderá iniciar as atividades, com um programa personalizado, adaptado ao seu problema.

Ter um acompanhamento profissional é muito importante, pois permite que você treine com eficiência e segurança. Pensando nisto, fazer aulas com um Personal Trainer pode ser uma excelente opção, pelo menos no início até você conhecer bem o seu corpo e os exercícios. Outra boa opção é entrar numa academia.

Segundo passo:

Escolha as atividades que lhe dêem prazer e de acordo com a sua disponibilidade de tempo e nível de condicionamento físico. Não adianta montar um esquema de exercícios impraticável ou inadequado. Comece devagar e vá progredindo aos poucos.

Caminhadas 4 x por semana, por pouco tempo como 20 minutos

Se você deseja fazer exercícios, sozinha, inicie com atividades fáceis como caminhadas 4 x por semana, por pouco tempo como 20 minutos, em intensidade leve como 4.0 km/h. É lógico que se você achar muito devagar, poderá aumentar um pouco a velocidade. Esta deverá ser aumentada gradativamente a cada mês. Faça 3 meses de alongamentos e caminhadas e depois você poderá incluir outros exercícios como abdominais.

Iniciantes devem começar com exercícios aeróbios (caminhadas na esteira, bicicleta ergométrica ou cross trainer), de 3x a 4x por semana, de 10 a 30 minutos. Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe, body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de 2 a 6 semanas.

Musculação 3x por semana com treino para iniciante.

Existem vários programas de musculação. O instrutor deverá estudar qual será o programa mais adequado ao aluno. É muito difícil, quase raro, uma pessoa não poder fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como problemas de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação e ao professor ou instrutor da academia, para que estes possam montar um treino que se ajuste a você.

Alongamento antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento 2x por semana.

Terceiro passo:

A medida que você melhora, o professor irá aumentar a intensidade dos exercícios. Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e então você poderá experimentar as aulas que a academia oferece. Seguindo estas dicas você terá ótimos resultados. Eles até podem ser demorados, mas com certeza virão.

Dicas:
•Use roupas leves e adequadas à atividade física que você irá praticar e tênis com sistema de amortecedor;

•Refaça a avaliação física a cada 6 meses para verificar o que você melhorou e o que precisa melhorar;

•Faça os exercícios regularmente de 5x a 6x por semana de 30 minutos à 1 hora e 30 minutos;

•Mude o programa a cada 2 ou 3 meses para dar novos estímulos ao corpo e não estacionar;

•Faça uma dieta balanceada.
Fonte:Terra

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia 22 de setembro, dia dos amantes.

Mexicanos são afastados da seleção após festa com travesti e prostitutas
Das agências internacionais no México

Fonte: Uol



O atacante Carlos Vela, do Arsenal, e o zagueiro Efraín Juárez, do Celtic, foram punidos nesta terça-feira com o afastamento da seleção mexicana por seis meses por cometer atos de indisciplina, anunciou a federação de futebol local, que também multou outros nove jogadores.
O chefe do comitê de seleções da Federação Mexicana de Futebol, Nestor de la Torre, disse que Juarez e Vela violaram as regras do regulamento interno ao participar de uma festa em Monterrey depois do amistoso ganho por 1 a 0 contra a Colômbia, no dia 7 de setembro.
A festa, que supostamente havia prostitutas e um travesti, também contou com a presença de outros nove convocados da seleção mexicana. A federação multou em US$ 3,8 mil (cerca de R$ 6.500) os jogadores Carlos Salcido, Francisco Rodríguez, Andrés Guardado, Rafael Márquez, Héctor Moreno, Enrique Esqueda, Pablo Barrera, Giovanni Dos Santos e Javier Hernández.
O dinheiro pago será doado a uma instituição de caridade em Ciudad Juárez, norte do México e Veracruz, no sudeste. "A seleção representa um grêmio de jogadores e um país. Há um erro que foi cometido e que deve terá que ser visto mais à frente. O primeiro passo é reconhecer quando se cometem erros”, disse De la Torre.
Embora os meios de comunicação mexicanos tenham publicado nas últimas semanas fotos de alguns jogadores com mulheres na festa e até entrevistaram um travesti, o chefe do comitê de seleções não quis dizer nesta terça-feira se havia prostitutas na festa, mas não negou.

Custos com demência chegam a 1% do PIB mundial, afirma relatório

Os custos globais com demência – causada, em sua maioria pelo Mal de Alzheimer – vão ultrapassar 1% do Produto Interno Bruto mundial neste ano, chegando a US$ 604 bilhões, alerta um relatório publicado nesta terça-feira, dia mundial do Alzheimer.
Segundo o Relatório Mundial do Alzheimer, se o cuidado com pacientes de demência fosse um país, ele seria a 18ª economia do mundo. Se fosse uma empresa, seria a maior do mundo, com receita superior à da Wal Mart e da ExxonMobil.
O documento da Alzheimer’s Disease International (ADI) – que reúne várias organizações – contém os dados mundiais mais atualizados sobre o custo da doença e defende que sejam investidos mais recursos em pesquisas e tratamentos.
A estimativa é de que atualmente haja 35,6 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo. Este número deve subir para 65,7 milhões até 2030 e 115,4 milhões até 2050.
“A escala desta crise pede ação global”, afirmou Marc Wortmann, diretor executivo da ADI. “A história mostra que grandes doenças podem ser administráveis – e até evitáveis – com consciência global suficiente e vontade política para fazer investimentos substanciais em pesquisa e opções de cuidado.”
Cuidados
Cerca de 70% dos custos com a doença ocorrem nos países desenvolvidos da Europa Ocidental e da América do Norte. Nesses países, os custos com o cuidado informal (feito por familiares ou acompanhantes pagos por esses familiares) é equivalente aos custos dos serviços sociais (feito por profissionais de saúde comunitária, ou asilos).
Nos países em desenvolvimento, ou com baixa renda per capita, o cuidado informal responde pela grande maioria dos custos, onde o custo direto dos serviços sociais é mínimo, em comparação. Em regiões como China, Índia e América Latina, espera-se ainda um aumento no número de casos de demência, conforme aumente a expectativa de vida das pessoas.
Segundo o relatório, os países mais pobres sofrem com a falta de reconhecimento da doença, e o cuidado dos pacientes cai, em geral, sobre a família. Os países ricos têm dificuldades em cumprir a demanda por serviços, deixando muitos pacientes e acompanhantes com pouco, ou nenhum apoio.
Nos países ricos, a média de pacientes com demência vivendo em casa é de 66%. Nos países em desenvolvimento, este número chega a 94%, afirma o relatório.
No Brasil, estima-se que entre 70% e 94% dos pacientes com demência vivam em casa, nas áreas urbanas, e entre 90% e 99% nas áreas rurais.
Crise
De acordo com o documento, os custos com os cuidados dos pacientes devem aumentar a uma velocidade mais alta do que a incidência da demência, à medida que os governos invistam mais em tratamento e saúde pública.
“Este é um chamado para o fato de que a doença de Alzheimer e outros tipos de demência são a crise social e de saúde mais significativa do século 21”, disse Daisy Acosta, diretora da ADI.
“Lamentavelmente, os governos estão despreparados para os distúrbios sociais e econômicos que esta doença vai causar.”
O relatório pede que a Organização Mundial de Saúde declare a demência como uma prioridade mundial.
Especialistas em demência afirmam que os governos devem liderar o caminho em garantir que as estratégias nacionais para o tratamento de pacientes com demência sejam implementadas e que sejam investidos mais recursos em pesquisas para o desenvolvimento de novos exames, tratamentos e, possivelmente, a cura.
Dados publicados recentemente no Reino Unido sugerem que o investimento em pesquisas sobre doenças cardíacas é 15 vezes maior no país e 30 vezes maior no caso do câncer.
Fonte: Uol

Cauã Reymond passa por cirurgia e ficará afastado de Passione
Fonte: R7



O ator Cauã Reymond, que interpreta o personagem Danilo de Passione (Globo), passou por uma cirurgia no quadril na manhã desta terça-feira (21) em um hospital de São Paulo. Segundo o assessor de imprensa do ator, a operação correu bem e ele está ótimo, mas deve ficar afastado da novela por uma ou duas semanas, dependendo de como for sua recuperação.
Ainda não há uma data definida para Reymond voltar a gravar, mas seu personagem deve sumir da trama nos próximos capítulos. A cirurgia do ator foi para corrigir uma lesão em uma estrutura do quadril chamada labrum acetabular.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia 21 de setembro, dia da árvore

China planeja pisar pela primeira vez a Lua em 2025
País quer disputar corrida espacial com Estados Unidos e Rússia



A China espera pisar pela primeira vez a Lua em 2025, assim como enviar sondas de prospecção a Marte em 2013 e a Vênus em 2015 e fretar seu primeiro módulo espacial sem tripulação, o Tiangong-1, no próximo ano, informou hoje o jornal Global Times.

Além disso, o satélite de prospecção lunar chinês, o Chang'e-2, será lançado antes do final do ano, anunciou Wu Weiren, engenheiro-chefe do Programa Chinês de Prospecção Lunar.

Trata-se de um projeto de prospecção robótica e missões tripuladas à Lua dirigido pela Administração Espacial Nacional Chinesa.

Além disso, esse satélite realizará um teste de aterrissagem como uma preparação do lançamento do Chang'e-3, previsto para 2013.

Chang E, o nome com o qual são batizados os satélites artificiais, se refere a uma tradição chinesa segundo a qual uma deusa com esse nome habita a Lua desde tempos remotos.

O cientista Ouyang Ziyuan, membro do projeto de satélites lunares, disse ao Global Times que o país está planejando estabelecer uma estação espacial de satélites para 2020, baseada na tecnologia aeroespacial e o sucesso das futuras missões tripuladas.

O primeiro módulo espacial sem tripulação, o Tiangong-1 (que em mandarim significa “palácio celestial"), será lançado no próximo ano e nele se acoplarão outros lançamentos previstos no futuro, dentro do bem-sucedido programa Shenzhou, que em 2008 conseguiu realizar o primeiro passeio espacial com um astronauta chinês.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Fonte: R7

Economia internacional
STJ: construtora não pode cobrar juros de imóvel na planta


As construtoras não podem cobrar juros de parcelas do imóvel adquirido ainda na planta. A decisão, por unanimidade, é dos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, que considera nulas as cláusulas abusivas.
Segundo o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel, o que torna a cobrança de juros "descabida". O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra (inclusive de financiamento realizado pela construtora) devem estar embutidos no preço do imóvel.
No caso analisado pelos ministros, uma consumidora da Paraíba foi obrigada por contrato a pagar juros de 1% ao mês sobre parcelas anteriores ao recebimento do imóvel. Ela entrou na Justiça pedindo a revisão do contrato e a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, ganhando em todas as instâncias. A construtora recorreu ao STJ, sem sucesso.
Fonte: Terra e Portal Correio


Julia Roberts recebe prêmio Donostia na Espanha
Atriz disse que se sente uma garota de sorte pela carreira que tem.

Filme 'Comer, rezar e amar', última atuação de Julia, foi exibido na festival.



A atriz americana Julia Roberts recebeu nesta segunda-feira (20), na Espanha, o prêmio Donostia no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián em reconhecimento à sua carreira. Aos 43 anos, a atriz se emocionou e disse que se sente “uma garota de sorte” por tudo o que já conquistou no cinema. O filme "Comer, Rezar, Amar", mais recente atuação de Julia, também foi exibido durante o festival.
(Foto: Rafa Rivas / AFP)
Fonte: G1

Mortalidade por câncer entre mulheres cai 10,5%, diz pesquisa da USP
A taxa de mortalidade por câncer entre mulheres nas capitais brasileiras caiu 10,5% no período entre 1980 e 2004, aponta pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) publicada na revista da Associação Médica Brasileira. Entre os homens, a redução foi de 4,6%, ao longo dos 25 anos estudados. É uma das mais longas séries históricas sobre mortalidade por câncer com dados nacionais, e não regionais.

Em 1980, morriam por causa de câncer 105 mulheres a cada 100 mil habitantes. Em 2004, a taxa havia caído para 94 por 100 mil. Entre os homens, essa queda foi mais discreta - de 147,4 para 140,6 por 100 mil. O que mais contribuiu para essa redução foi a queda da mortalidade do câncer de estômago, afirma o médico Luiz Augusto Marcondes Fonseca, pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva, que divide a autoria do trabalho com dois especialistas, os professores José Eluf-Neto e Victor Wunsch Filho.

"Possivelmente está diminuindo a incidência (de câncer de estômago) e isso ocorre em boa parte do mundo. Câncer é doença de longa produção, então o que se pensa é que a qualidade da comida está melhorando. Para preservar os alimentos, não se usa mais salgar ou defumar, que produzem substâncias carcinogênicas, por que se tem a geladeira", afirma o especialista. A mortalidade de homens e mulheres por causa dessa doença foi cortada pela metade: a masculina caiu de 25 por 100 mil para 13 por 100 mil, e a feminina, de 12 por 100 mil para 6 por 100 mil habitantes.

Por outro lado, houve um aumento pequeno na taxa de mortalidade de mulheres por câncer de colo de útero e pulmão. Nos homens, subiu a mortalidade por câncer de próstata. "É correta a estratégia do Ministério da Saúde de focar campanhas que tratem da saúde do homem. Historicamente, sempre se teve programa de saúde infantil, materno-infantil, saúde da mulher. E o homem é quem menos se cuida", diz Fonseca. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte; Uol




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dia 20 de setembro, dia do gaúcho


SAIBA O QUE FAZER COM O LIXO DOMÉSTICO
FONTE: UOL


O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.
Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.
Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.
A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.

Coleta Seletiva
Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados:
DESTINO PAPEL PLÁSTICO VIDROS METAIS
COLETA SELETIVA papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros, sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira)garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira)latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres
LIXO COMUM: papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou palstificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos)espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos
Fonte: Instituto Akatu
Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs).
O Grupo Pão de Açúcar também possui pontos de coleta nos supermercados em todo o país. A iniciativa está sendo ampliada para outras bandeiras do grupo, como a rede Extra.

O barrigão de Giovanna
Fonte; R7



Grávida de oito meses, Giovanna Antonelli esteve, na tarde deste domingo (18), em um restaurante carioca acompanhada de familiares, do diretor Leonardo Nogueira, pai de suas gêmeas, e de amigos, entre eles o promoter David Brasil, que foi ao mesmo local na noite do último sábado (18) com a também gravidíssima Juliana Paes.

As meninas de Giovanna são fruto do relacionamento da atriz com o diretor Leonardo Nogueira. Ela também é mãe de um menino, Pietro, de seis anos, de sua união com o ator Murilo Benício.
O último trabalho da atriz na TV foi no papel de Dora, uma das protagonistas da novela Viver a Vida (da rede Globo).

Doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
Problemas no coração, especialmente em idosos, são as principais causas de mortes no Brasil, segundo os Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira (17).
Os dados de 2008 mostram que doenças do aparelho circulatório foram responsáveis por 29,5% dos óbitos. Neoplasias (cânceres) representaram 15,6%, enquanto causas externas mataram 12,5% e falhas no aparelho respiratório, 9,8%.
Destaca-se também a crescente concentração das mortes em idades elevadas. Quase um quarto dos brasileiros morre acima dos 80 anos e praticamente metade após os 70 anos. As doenças do aparelho circulatório causam 37,5% das mortes dos idosos e o câncer, 16,9%.
Uma alteração nas causas de mortalidade do país é a substituição progressiva de óbitos por doenças infecciosas e transmissíveis por doenças crônicas, degenerativas e causas externas ligadas a acidentes e a violência.
“A redução da desnutrição em crianças e adultos e o aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade na população em geral são também resultados dos processos em curso”, diz a análise do Instituto.
Causas externas
No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as causas externas ultrapassam o câncer. Roraima (22,%), Rondônia (20,6%), Mato Grosso (19,4%), Espírito Santo (19,2%), Amapá (18,5%) e Alagoas (18,2%) são os Estados com maior porcentagem.
Entre os homens, as causas externas também são as segundas que mais matam, principalmente as agressões. Para eles, 18,1% das mortes foram causadas por causas externas, já para as mulheres o número cai para 4,9% e aparecem apenas na sexta colocação. Em Alagoas, Rio de Janeiro, Amapá e Sergipe, os meninos representam mais de 90% dos óbitos por causa externa entre 15 a 19 anos.
Outra diferença é que os homens morrem mais por homicídio enquanto as mulheres sofrem mais acidentes de trânsito. Para homens de 15 a 19 anos, o assassinato foi causa de 57,4% das mortes. Entre 20 a 29 anos, a proporção foi de 53,8%.
Já para as jovens nas mesmas faixas etárias, o acidente de trânsito foi responsável, respectivamente, por 41,8% e 40,0 % das mortes. Os homicídios foram causas de 1/3 das mortes de mulheres da faixa etária de 20 a 29 anos. E o trânsito matou mais de 1/4 dos homens nesta idade. Entre as mulheres, a terceira maior causa externa foi o suicídio.
Segundo o estudo do IBGE, a mortalidade masculina por causas externas afeta um segmento populacional em fase produtiva, reduzindo, em termos de anos de vida, os ganhos obtidos com a redução da mortalidade ocorrida na infância.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dia 17 de setembro, dia da compreensão mundial

Mãe é presa por incentivar filha de 2 anos a fumar maconha nos EUA

Jovem de 21 anos ainda gravou a criança fumando a droga.
Mãe perdeu a guarda da menina e caso vai ao Tribunal do Júri de Ohio.
Uma jovem de 21 anos da cidade Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, foi presa por forçar a filha de apenas 2 anos a fumar maconha e ainda gravar a cena com um celular.
No vídeo, a menina leva o cigarro de maconha à boca diversas vezes, enquanto a mãe faz comentários. A mãe ainda ensina o que a filha deve fazer, e dá orientações como “não assopre”.
Ainda num determinado momento do vídeo, a menina tenta devolver o cigarro à mãe, que segura o braço da filha e pergunta: “o que é isso?”. A criança fica quieta e mãe insiste em continuar gravando a cena.
A jovem foi presa e perdeu a guarda da filha. O caso vai ser levado ao Tribunal do Júri.
Fonte: G1

Cinco dicas para ser chique e elegante
Fonte; Terra


Se você acha que somente pessoas ricas e famosas podem ser chiques é porque ainda não conhece as dicas da escritora Dinorah Blackman-Williams. Elas foram listadas pelo site Savy Miss e mostram que para ser chique e elegante não precisa de muito, além de autoconhecimento, consciência corporal e um pouquinho de bom gosto. Confira abaixo cinco dicas da especialista.
1 - Escolha uma roupa adequada para cada ocasião
Usar o seu vestido cheio de brilhos e babados no primeiro convite para um jantar que aparece, só porque você gastou uma fortuna nele, não é uma boa ideia. Procure vestir-se com roupas discretas, mas nem por isso simples de mais, o ideal é ter algum detalhe, seja no corte ou na cor, que revele sua personalidade, mas não chame muita atenção.
2 - Use roupas que realmente são do seu tamanho
Não adianta comprar roupas em tamanhos menores na expectativa de um dia emagrecer e entrar naquela peça. O processo é inverso: primeiro você perde medidas e depois procura roupas para seu novo tipo físico. O mesmo vale para peças que ficaram largas demais, mas que você tem dificuldade em deixar de usar.
3 - Opte por tecidos complementares
Embora a moda permita a combinação de diferentes tecidos, é preciso ter cuidado na hora de compor o visual. Há tecidos que são mais difíceis de combinar com outros, como o caso do veludo e do couro.
4 - Descubra seu estilo
Nem tudo que as atrizes estão usando na novela é apropriado para você. O ideal é escolher peças que melhoram a silhueta para utilizá-las a seu favor. De nada adianta estar na moda, mas aparentando estar com uns quilinhos a mais.
5 - Tenha consciência de sua idade
Depois de um certo tempo, há alguns comprimentos que devem ser evitados, assim como estampas e detalhes infantis. Vestir-se de acordo com sua idade irá te deixar mais atraente além de chique.

Após complicações, britânico que perdeu 75 kg diz que preferia ser obeso

Fonte: Uol


Um britânico que perdeu metade de seu peso após uma cirurgia para a redução do estômago quer processar o serviço público de saúde britânico, alegando que preferia ser obeso novamente a enfrentar as complicações que teve após a operação.
Tim Daily, que pesava mais de 150 quilos, tem hoje 76 quilos, mas diz que a cirurgia o deixou incapaz de comer alimentos sólidos e o obrigou a instalar um tubo no estômago para se alimentar.
Daily, de 47 anos, precisa ainda tomar morfina para combater as dores que sente no estômago. Antes da operação, em outubro de 2008, Daily sofria de diabetes grave e havia sofrido uma série de “mini-derrames”.
Riscos
Ele agora diz querer advertir sobre os riscos da cirurgia para redução de estômago e afirma que não foi alertado pelos médicos sobre as possíveis complicações da operação.
Mas o hospital Charing Cross, em Londres, onde Daily foi operado, diz que ele foi alertado sobre os riscos.
Segundo um porta-voz da autoridade de saúde pública responsável pelo hospital, cada cirurgia do tipo traz 5% de riscos de complicações.
“Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, nós explicamos os riscos e as potenciais complicações para cada paciente e pedimos seu consentimento (para a realização da operação)”, disse o porta-voz.
Dores
Mas Daily disse ter recebido apenas informações sobre os benefícios da cirurgia. Após a redução do estômago, ele perdeu mais de 70 quilos em 12 semanas.
Mas ele diz que quando deveria voltar a comer alimentos sólidos, em janeiro de 2009, ele teve que ser internado novamente por causa de fortes dores no estômago.
“Nunca teria feito isso se eu soubesse que seria assim tão ruim”, diz. “Eu preferia ter 150 quilos de novo do que isso. Eu recomendaria às pessoas que só passassem pela operação se suas vidas dependessem disso”, afirmou ele.
“As pessoas acham normalmente que essa operação é uma cura rápida, mas elas precisam estar mais atentas aos riscos”, disse.

Mulher acorda todos os dias sem memória
Fonte: r7.com

Uma mulher acorda todos os dias sem saber o que fez antes de dormir. Ela só vê o passado em fotografias e chega a assistir ao mesmo filme dezenas de vezes porque não tem memória.
Vários recados foram fixados na porta de sua geladeira para que ela não deixe de fazer as tarefas simples do dia a dia, como levar o gato ao veterinário, comprar carne, telefonar para o médico e pagar a conta de água.

Essas e outras reportagens você vai ver no Domingo Espetacular (Record), apresentado a partir das 20h deste domingo (19) por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Julgamento dos "monstros"da chacina do Rangel
Hoje acontece o julgamento dos acusados da chacina do Rangel, ocorrida em João Pessoa no ano passado. chamados de "monstros", os réus são acusados de cinco mortes e duas tentativas de homicído e vão a Tribunal do Júri a partir das 9 horas, no fórum da capital. Relembre o caso:


Foto do casal acusado de cometer os crimes, publicada pelo Jornal da Paraíba e Jornal do commércio(folha Imagem)

Restos de massa encefálica, vísceras, o pedaço de uma artéria e muito sangue pelo chão. Tudo isso podia ser visto algumas horas após Carlos José dos Santos e Edileuza Oliveira dos Santos terem massacrado a golpes de facão uma família inteira no bairro do Rangel, em João Pessoa. A briga entre os vizinhos foi motivada por um desentendimento entre os filhos e a partilha de uma galinha. O acusado teria dado uma galinha para a vítima cozinhar e só recebeu de volta as asas e o pescoço. Na chacina, o pai e três filhos morreram na hora. A mãe, grávida de quatro meses de gêmeos, não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. Duas crianças sobreviveram, um sem ferimentos, por ter se escondido embaixo da cama, e outro gravemente ferido.
O crime aconteceu na quinta-feira,09 de julho de 2009, por volta das 1h30min. Morreram o gesseiro Moisés Soares dos Santos, 37, sua esposa Divanizi Lima dos Santos, 35, e seus filhos de dois, quatro e dez anos, todos sem chance alguma de defesa. Após a chacina os assassinos voltaram para casa e foram dormir, considerando que teriam matado todos da família e que não seriam descobertos. Os vizinhos ouviram os gritos de desespero da família, mas com medo de ajudar, apenas ligaram para a polícia. O menino ferido, com um corte que ia da boca até o pescoço e deixava a coluna vertebral exposta foi quem denunciou o casal vizinho.
Os próprios policiais e peritos do Departamento Médico Legal estavam chocados com a chacina. Uma das crianças teve o intestino exposto por um golpe de facão, enquanto outra teve sua mão decepada e jogada em cima de um guarda-roupa. O pai teve os dedos cortados, além da cabeça degolada e dos golpes no tórax. O cabo J.Barbosa, um dos primeiros a entrar na casa das vítimas, estava impressionado com a proporção do crime. “Em 17 anos de profissão, nunca vi algo tão horroroso”, confessou o policial.
Na 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, o clima era de comoção, entre delegados e policiais. Para conter o senso de justiça da população em frente à delegacia, a Polícia Militar precisou montar um esquema de reforço. Os assassinos foram presos em flagrante e autuados por homicídio triplamente qualificado. No mesmo dia foram removidos para penitenciárias da capital.
O caso comoveu a cidade e foi destaque na imprensa nacional (até menos do que deveria, se comparado com casos semelhantes no Sul do país).

Mãe de Michael Jackson processa produtora pela morte do cantor



A mãe de Michael Jackson entrou com uma ação na quarta-feira (16) acusando a produtora que organizava a volta do cantor ao palcos de não fornecer o equipamento de salvamento adequado para seu filho, disse seu advogado.
No processo aberto na Corte Suprema de Los Angeles, Katherine Jackson disse que a produtora AEG foi responsável pelas ações do médico pessoal de Michael, que também é acusado de homicídio culposo pela morte do cantor em 2009.
Um porta-voz da AEG ainda não teve acesso ao documento e, por isso, não comentou o caso.
Michael morreu de parada cardíaca aos 50 anos em Los Angeles em junho de 2009, dias antes do início de uma série planejada de shows em Londres. As autoridades disseram que ele tomou uma overdose de analgésicos, sedativos e um poderoso anestésico usado como um auxílio para dormir.
Fonte; Terra

Promotor é punido por tentar seduzir Suzane Richthofen



A Corregedoria-Geral do Ministério Público de São Paulo decidiu aplicar uma pena de suspensão de 22 dias ao promotor Eliseu José Berardo Gonçalves, de Ribeirão Preto. Ele é acusado por Suzane von Richthofen (foto), condenada por matar os pais em 2002, de tentar seduzi-la dentro da Promotoria. Berardo nega a acusação. A notícia é da Folha de S. Paulo.
Segundo a jovem, o promotor se ofereceu para ajudá-la e teria colocado uma música romântica quando ela foi ao gabinete dele, em 2007, depor sobre maus tratos na Penitenciária de Ribeirão, onde estava presa.
De acordo com a decisão publicada nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado, ele "descumpriu seu dever funcional" previsto na Lei Orgânica do Ministério Público Estadual. Segundo a decisão, o promotor deve "manter, pública e particularmente, conduta ilibada e compatível com o exercício do cargo".
De acordo com a Folha, o promotor invocou a justiça divina e afirmou que muitas das provas colhidas eram falsas e que pessoas "mentiram descaradamente". Nos 22 dias de suspensão, ele não vai receber salário. Procurada, a Corregedoria não disse a qual caso se refere a punição — alegou que o processo corre sob sigilo. Mas o promotor admitiu que é o caso de Suzane.
O advogado de Suzane, Denivaldo Barni, disse na época, e reiterou nesta terça, que só soube pela imprensa do depoimento da cliente.
O outro lado
O promotor Eliseu José Berardo Gonçalves, de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, foi punido com suspensão de 22 dias pela Corregedoria do Ministério Público Estadual depois de uma denúncia de assédio feita por Suzane von Richthofen. Condenada, a jovem cumpre pena por matar os pais em 2002.
Em depoimento no ano passado à juíza da Vara de Execuções da Comarca de Taubaté, a 120 km de São Paulo, Suzane declarou que o promotor da Vara do Júri e de Execuções Criminais se apaixonou por ela e a levou duas vezes para seu gabinete quando esteve presa na Penitenciária de Ribeirão Preto. Ao G1 ele admitiu: “Alguns fatos são verdadeiros. Outros foram distorcidos. Não me apaixonei por ela. Nego com veemência”.
A decisão da Corregedoria saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (14), mas Gonçalves disse na tarde desta quarta-feira (15) que ainda não tinha sido informado da decisão do corregedor. Ele afirmou estar “triste” e “surpreso” com a punição. E jurou não guardar mágoa ou ódio de Suzane, apesar de as declarações dela terem afetado sua vida pessoal.
“Esse episódio acabou com meu relacionamento”, revelou o promotor, que tinha uma “união estável” com uma mulher. “Sempre ficou uma dúvida por parte dela", completou ele, sobre a desconfiança da então parceira depois das denúncias de Suzane. “Nunca mais quero ouvir falar dessa moça, mas não sinto raiva”, afirmou Gonçalves, sempre se referindo à presa como “moça.”
Sobre os “fatos verdadeiros”, o promotor admitiu que, em janeiro de 2007, Suzane ficou muito tempo em seu gabinete e que, por isso, comprou lanche para ela. A jovem tinha ido depor sobre denúncias de supostos maus-tratos na prisão. Também contou que deu “beijinho no rosto" na hora de se despedir de Suzane e de outras presas em uma das duas visitas que disse ter feito à Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, onde a condenada estava. “Foram fatos provados que eu mesmo admiti (à Corregedoria)”, disse Gonçalves.
Da redação com G1 e Consultor Jurídico

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DIA 15 DE SETEMBRO, DIA DO MUSICOTERAPEUTA



Por recorde, bebês disputam competição de natação na China

Evento inusitado foi realizado na cidade de Pequim.
Objetivo era reunir maior número de bebês nadando juntos.
Do G1, em são Paulo

Acompanhados de seus pais, bebês chineses participaram no último sábado (11) de uma competição de natação em Pequim, na China, com o objetivo de entrar para o Guinness, livro dos recordes, com o maior número de bebês nadando juntos.


Nasce "Esperanza", filha de trabalhador preso em mina chilena


COPIAPÓ, Chile (Reuters) - Esperanza foi o nome escolhido para o bebê que nasceu na terça-feira enquanto seu pai, Ariel Ticona, aguarda o resgate nas profundezas de uma mina chilena, junto com 32 colegas.
"Acampamento Esperanza" já é o nome informal da zona onde familiares dos mineiros se concentram desde que eles ficaram presos na mina, no começo de agosto. Isso inspirou o batismo da menina.
A mãe do mineiro, María Yañez, disse estar "um pouquinho triste porque meu filho não presenciou o parto da sua filha".
"Eu teria gostado que ele estivesse, mas não deu. Depois ele vai ver o vídeo para que fique mais contente", afirmou ela.
A mãe da criança, Elizabeth Segovia, comentou que o pai terá a possibilidade de ver o nascimento da filha num vídeo gravado durante o parto.
O acidente e os planos de resgate dos mineiros recebem ampla cobertura na imprensa local e estrangeira, e também contribuiu com uma alta no nível de aprovação popular ao presidente conservador Sebastián Piñera.
Técnicos estão escavando simultaneamente três galerias para tentar tirar os trabalhadores da mina. A primeira delas já está com 268 metros de profundidade - de um total de 700.
Enquanto isso, as autoridades continuam vigiando a saúde dos mineiros e preparando-os fisicamente para o resgate, que pode demorar meses.
A mãe de Esperanza se mostrou tranquila e espera ter paciência para esperar o retorno de Ticona. "Estou bem para enfrentar isso sozinha, e ele me dá tranquilidade através de cartas", disse a mulher à imprensa local.
(Reportagem de Esteban Medel
Fonte: Uol

APOSTE NO VESTIDO ESTAMPADO NO VERÃO
Fonte: R7.com


O vestido sempre é a peça chave do verão. Que tal escolher versões estampadas e supercoloridas? A opção aparece com tudo em vestidos e pede muita cor e alegria. Vale lembrar que existem diferentes tipos de estampas: as étnicas, com listras, as florais, estilo navy nas cores vermelha e azul, o animal print com estampas de onça, zebra, pavão e penas. Escolha modelos descolados e fresquinhos que combinam com o verão. As celebridades já apostam na moda, Letícia Birkheur foi flagrada com o look assinado pelo estilista Reinaldo Lourenço. Dê uma olhadinha... vale a inspiração!


México declara alerta no Caribe por tormenta tropical
Fonte; Terra


A costa do caribe mexicano, onde estão os balneários de Cancún, Cozumel e Riviera Maya, foi colocada sob alerta nessa terça-feira, diante da aproximação da tormenta tropical Karl, informou o Serviço Meteorológico mexicano.

"A tormenta tropical Karl se dirige para (o estado de) Quintana Roo (leste) e se mantiver a atual rota e velocidade de deslocamento, deve tocar a terra na manhã de quarta-feira".

Karl, cujo risco é considerado "moderado", chegaria à terra entre 13h e 15h de quarta (10h e 12h Brasília).

Em Quintana Roo, onde estão Cancún, Riviera Maya e Cozumel, a tormenta tropical deve provocar "chuvas e o possível fechamento de portos", advertiu a Defesa Civil.

Karl estava na noite desta terça-feira 325 km a sudeste da ilha de Cozumel, com ventos firmes de 75 km/hora e rajadas de 90 km/hora.